As maneira de gerar imagens por meio de renderização em softwares com o Cycles, V-Ray, Corona e outros aplicativos especializados é bem específica. Você precisa estudar e avaliar o funcionamento de tecnologias como Path Tracing e Photon Mapping para entender os métodos mais eficientes de adicionar e configurar luzes, texturas e outros elementos desses projetos. Assim que isso é entendido e assimilado, o artista passa a resolver a iluminação dos projetos de maneira extremamente rápida. Mas, quando usamos engines de jogos é possível seguir esses mesmos parâmetros?

Um dos pontos que gera dúvidas em relação ao uso e aplicação de engines destinadas para jogos é a possibilidade e flexibilidade de trabalhar com iluminação. Até qual ponto é possível conseguir bons resultados com essas engines? Para tentar tirar essa dúvida e compartilhar com outros artistas que gostariam de usar a Unreal Engine para arquitetura, um artista chamado Raghu publicou nos fóruns de usuários da Epic uma série de parâmetros que tentam otimizar o processo de configuração das cenas na Unreal Engine com o Lightmass.

O resultado é que muitas pessoas aproveitam os mesmos parâmetros e compartilham os resultados para estudar e avaliar a melhor maneira de desenvolver projetos relacionados com iluminação na Unreal Engine.

iluminacao_unreal_500px

Para as pessoas que pretendem em algum momento trabalhar com visualização para arquitetura e jogos, usando a Unreal Engine esse tipo de material é extremamente útil! Você pode começar a fazer comparações e estudar as maneiras com que a Unreal Engine lida com aspectos avançados relacionados com luzes e materiais.

Esse tipo de tecnologia está tomando de assalto os escritórios de arquitetura e design, pois desde que ambas as empresas tornaram a licença para desenvolvimento de conteúdo interativo gratuito, a demanda para criar conteúdo relacionado com 3D interativo está crescendo muito. No caso da Unreal Engine para arquitetura a licença é gratuita.

Usando a Unreal Engine para arquitetura e jogos

Ainda não conhece a Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra cursos relacionados com o desenvolvimento de jogos e também visualization interativa para arquitetura: