O uso do Blender como ferramenta para criar e representar projetos voltados para visualização em arquitetura cresce a cada dia, e muitas pessoas descobrem no Cycles um renderizador rápido e flexível com novos recursos adicionados a cada nova versão do Blender. Mas, ainda assim muitos artistas ainda preferem usar renderizadores com o V-Ray para gerar imagens para arquitetura, e principalmente os usuários que acabam migrando do 3dsmax para o Blender, procuram esse tipo de facilidade. O fato de trabalhar com parâmetros e ajustes familiares ajuda muito na migração.

É possível usar o Blender junto com o V-Ray para arquitetura? Claro que sim! Até mesmo o Add-on que permite o uso dos dois juntos é mantido hoje em dia pela própria empresa que desenvolve o V-Ray. No web site da Chaos Group você encontra o Add-on e também um fórum especializado no uso do Blender junto com o V-Ray. Foi nesse fórum que localizei um projeto muito bem executado que foi modelado no Blender e renderizado na versão standalone do V-Ray.

Blender-VRay_AUSInterior_500px

O projeto inclusive é de um artista brasileiro chamado leandro_cs que elaborou todas as imagens como um trabalho para um escritório chamado oona arquitetura. Quer conferir mais imagens do projeto ou mandar uma mensagem para o autor? Visite o fórum para conferir mais imagens ou acompanhar as discussões sobre o uso do Blender com V-Ray para arquitetura. É necessário se cadastrar para ter acesso ao fórum. O cadastro é gratuito.

Para quem tiver interesse, a versão do V-Ray compatível com o Blender é a standalone que funciona de maneira independente do software usado. Ela é diferente dos renderizadores usados no 3dsmax, SkecthUp e outros softwares.

Aprendendo a usar o Blender para arquitetura

No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o uso do Blender para arquitetura e também orientações relacionadas com o uso do Blender Cycles para renderização de projetos: