Uma boa parcela dos usuários e artistas que conheço tem um sonho em relação ao seu software 3d favorito, que é a produção de uma animação. Alguns são mais ousados e gostariam de competir com a Pixar, mas outros são mais humildes realistas e ficariam felizes com a criação de um curta-metragem. O que muita gente não sabe é que usando um pouco de planejamento e as ferramentas de produção certas você pode trabalhar na criação de animações sem grandes complicações. É o que sempre repito para os meus alunos, o planejamento é a chave para o sucesso desse tipo de projeto.

Um dos exemplos disso é a animação chamada The Optimist que foi produzida pelo artista John Mervin, e que usou o Blender para a modelagem e animação de todo o projeto. Antes de continuar com a análise, assista ao vídeo:

Entre os pontos que podemos destacar do projeto é o fato da sua simplicidade em termos de modelos 3d e estrutura, serem um fator que ajuda muito o artista. A modelagem é fácil e a dinâmica dos personagens também facilita o processo de Rigging. Como o artista optou por não usar estruturas e cenários realistas, acredito que o tempo de render não tenha sido dos mais altos. Isso é também um dos fatores que corrobora para complicar a produção de qualquer animação.

O que podemos aprender desse exemplo de animação? Com um pouco de planejamento e otimização dos seus recursos você pode tranquilamente realizar o seu projeto de produzir uma animação em curta-metragem. O processo geralmente segue três estágios:

  • Roteiro
  • Storyboard
  • Produção (em 3D)

Com os dois primeiros sendo bem executados, a parte da produção em 3d é extremamente rápida.

Aprendendo sobre animação com o Blender

Ficou interessado em desenvolver seus projetos de animação usando o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra os seguintes cursos que podem ajudar você no seu projeto: