A animação para arquitetura é bem diferente dos projetos envolvendo personagens e outros tipos de narrativa, mas está relacionada com os mesmos desafios de qualquer tipo de animação. Os projetos de animação envolvem uma boa parcela de planejamento para otimizar os custos de produção, para evitar o investimento em recursos em áreas ou atividades que podem sofrer alterações no produto final. Se você começar uma animação já abrindo o software para trabalhar com keyframes, você já iniciou errado. No caso da arquitetura o indicado é fazer um pequeno storyboard com o movimento da câmera, já que o processo é basicamente de deslocamento pelos ambientes.

Nesse tipo de animação o movimento e posição da câmera são o foco da produção, pois é necessário apresentar os ambientes. A contemplação dos espaços e o uso correto dos parâmetros da câmera devem estar entre os tópicos de atenção do artista. Além disso os movimentos realizados pela câmera devem ser suaves e curtos. Quer ver um exemplo desse tipo de produção? Um artista Grego chamado Stelios20 compartilhou uma animação para arquitetura criada com o Blender e o Octane Render. O projeto é um excelente exemplo da aplicação desses conceitos em termos de animação para arquitetura.

Alguns pontos são muito importantes de observar no projeto:

  • Movimento suave da câmera
  • Planos amplos
  • Uso de efeitos de câmera (desfoque)
  • Posição estratégica da câmera valorizando o ambiente

Além de ser um ótimo exemplo de animação para arquitetura, o projeto pode servir de inspiração e referência para artistas que estejam interessados em produzir suas próprias animações para arquitetura independente do software usado. Apesar de termos uma tendência para a criação de animações interativas, o uso de vídeo como demonstrativo de projetos ainda possui mercado pela facilidade de reprodução do mesmo. Não é necessário nenhum tipo de equipamento especial para reprodução.

Aprendendo sobre animação para arquitetura

Caso o seu objetivo seja trabalhar com visualização para arquitetura, o EAD – Allan Brito oferece uma série de cursos e treinamentos relacionados com animação e arquitetura que podem ajudar você: