A maior parte da mídia e consumidores hoje só reconhece a animação 3d como sendo algo que possa levantar o interesse das pessoas, mas ainda existe muito mercado para material animado usando apenas duas dimensões. Os meus alunos geralmente me questionam sobre os softwares usados para produzir esse tipo de conteúdo, e por mais incrível que pareça uma boa parcela das animações 2d é criada em softwares 3d. As facilidades e liberdade para mover a câmera e trabalhar com rigging é um atrativo, e não faz sentido ter dois softwares quando todo tipo de projeto pode ser resolvido em apenas um deles.

É inclusive perfeitamente possível criar animações 2d usando o Blender! Quer um exemplo de personagem já pronto pra animação em duas dimensões com um rigging completo? O artista Nikolai Mamashev compartilhou um personagem chamado Pepper que já possui um rig completo para animações 2d. Basta fazer o download do arquivo para começar a trabalhar nas suas próprias animações.

O vídeo a seguir é uma demo do rig:

O download é feito pelo site Gumroad, e pode assustar algumas pessoas a princípio. Ao chegar na página a primeira impressão é de que o material está sendo vendido, pois existe um área para inserir valores. É apenas um pedido de doação, caso você ache que o artista mereça receber algo. Para os casos de download sem custo, basta colocar zero como custo. O arquivo tem aproximadamente 10 MB sendo ele um ótimo exemplo da versatilidade do Blender.

É interessante reparar que a estrutura completa do personagem é uma aplicação estratégica e bem resolvida de recursos simples como Drivers. Os controladores de deformação são baseados em ferramentas bem simples de rigging, mas que ao serem visualizadas no conjunto do personagem passam a impressão de complexidade.

OBS: Se alguém colocar nos comentários do artigo, que é preciso pagar pelo download, você sabe que o artigo não foi lido na íntegra 🙂

Aprendendo sobre Rigging e animação

Quer aprender a adicionar riggings nos seus personagens usando o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra os seguintes cursos relacionados com animação e rigging: