Com a facilidade em criar animações usando engines para jogos é bem comum começar a encontrar diversos tipos de projetos que façam uso exclusivo desse tipo de tecnologia para os mais variados fins. É o caso do artista MoebiusCammy, que compartilhou nos fóruns de usuários da Unreal Engine e Polycount uma produção inspirada em um dos cenários clássicos que estamos acostumados a encontrar nos filmes dos X-Men, o cérebro. É um tipo de ambiente bem particular que é identificado pela porta cromada redonda e os corredores característicos. O que impressiona no projeto é que tudo foi gerado usando apenas a Unreal Engine e nenhum motor de render extra.

O objetivo do projeto em si é apenas demonstrar o poder da animação com a Unreal Engine como plataforma de criação para esse tipo de projeto, que acaba sendo um ótimo exemplo de como o uso dos aceleradores de hardware modernos (GPU), podem algumas vezes enganar os observadores menos atentos e se passar por uma animação tradicional. Caso você tenha curiosidade para conhecer mais do projeto, recomendo visitar esse link para conferir imagens e outros materiais que o artista compartilhou sobre essa produção.

Um dos pontos que mais chama a atenção são os detalhes, que foram todos gerados basicamente usando apenas mapas normais na Unreal Engine. Esse é um tipo de textura que pode literalmente fazer mágica quando o assunto é atribuir realismo em modelos 3d, que aparentemente não possuem a profundidade necessária ou quantidade de detalhes.

Essa semana mesmo divulguei para os leitores que assinam a newsletter do allanbrito.com alguns projetos de animação que usam tanto a Unreal Engine como o Unity para criar animações, aproveitando a velocidade e a capacidade de produzir conteúdo de qualidade sem a necessidade de usar renderizações. A GPU resolve tudo!

Infelizmente o material não está disponível para download, mas serve de inspiração. Você está pronto para começar a criar animação com a Unreal Engine?

Aprendendo a usar a Unreal Engine

Um dos grande chamarizes da Unreal Engine é que você pode usar a plataforma para criar os mais variados projetos não relacionados com jogos, sem pagar absolutamente nada por ela. Mas, para chegar lá é preciso aprender o funcionamento da ferramenta. No EAD – Allan Brito é possível conhecer a Unreal Engine com diversos cursos, inclusive o básico que é gratuito: