Uma das maneiras que a Fundação Blender encontrou para conseguir divulgar o potencial do software, e ao mesmo tempo ajudar artistas ao redor do mundo a usar a ferramenta para criar arte digital de ponta é com os Open Movies. Esses são projetos de curta-metragem abertos que são financiados pela comunidade de usuários do Blender com a venda antecipada do material, que antigamente era feita em DVD e hoje é tudo distribuído por meios digitais. O mais recente desses projetos é o Caminandes 3 que demorou alguns meses para ficar pronto. Ele é mais próximo em termos de temática do Big Buck Bunny, que adotou uma narrativa mais voltada para a comédia.

O projeto Caminandes, assim como os outros Open Movies produzidos pelo Instituto Blender trouxe novamente as capacidades artísticas do software para demonstrar o que podemos fazer com planejamento, habilidade artística e dedicação. Ao longo dos últimos meses o projeto foi conduzido sob a direção de Pablo Vasquez, que já podemos chamar de veterano de outras produções do instituto. O resultado é esse frenético curta-metragem:

Assim como aconteceu com projetos anteriores, o Caminandes foi financiado pela comunidade de usuários do Blender e para ser mais preciso, os assinantes do Blender Cloud é que puderam tornar o projeto viável. É um modelo interessante, pois evita a necessidade de enviar mídias físicas e organizar dezenas de caixas para despachar. Ainda lembro que as minhas cópias em DVD dos primeiros Open Movies demoravam alguns meses para serem entregues, mesmo chegando em território nacional com algumas semanas apenas depois do envio. Mas, a receita federal segurava o envelope por vários meses!

Agora tudo é feito com a entrega digital e os assinantes do serviço podem acompanhar o desenvolvimento dos projetos com mais proximidade, pois os conteúdos são compartilhados assim que ficam prontos.

O conteúdo está licenciado em creative commons e deve estar muito em breve nas telas de todos os fabricantes de TV e lojas, demonstrando a qualidade dos equipamentos. Como a animação é livre de direitos, os fabricantes adotam essas animações em peso para demonstrar qualquer coisa que tenha uma tela!

Por ser um projeto aberto, o conteúdo usado para produção do Caminandes 3 está disponível para análise, inclusive os arquivos fonte.

Aprendendo a criar animações com o Blender

A produção de animações é algo que envolve muito planejamento e paciência, pois demanda preparação e comprometimento com o desenvolvimento do projeto. É necessário investir em roteiros e storyboards, sem mencionar nos custos financeiros. Mas, pelo menos com a parte do conhecimento o EAD – Allan Brito pode ajudar com diversos cursos relacionados com animação: