Os artistas que procuram o uso de softwares 3d para apresentar produtos acabam fazendo essa escolha pela possibilidade de mostrar algo criado no mundo virtual, que pode tranquilamente ser transformado em imagens realistas para os mais variados propósitos. Quando comecei a usar esses softwares para criar imagens ou animações, a única maneira de materializar esses projetos era por meio do tradicional render. Com o avanço do hardware usado para exibir gráficos em 3d e as modernas engines, que em pouco tempo não podem mais ser classificadas mais como exclusivas para jogos, é possível hoje já fazer apresentações usando apenas ambientes de jogos.

Quer um exemplo? Observe a seguinte imagem que ilustra esse artigo:

Unreal Engine

É uma imagem que poderia ilustrar qualquer peça publicitária relacionada com o veículo da imagem, e seria comum atribuir esse tipo de imagem a renderizadores como o Cycles, V-Ray, mental ray ou Maxwell Render. Mas, e seu eu disser a você que essa imagem foi gerada na Unreal Engine? Usando o que até pouco tempo atrás seria classificado como tecnologia exclusiva de jogos.

Essa imagem foi sim capturada na Unreal Engine e tratada posteriormente no Photoshop apenas para fins de finalização. O artista responsável pelo projeto se chama HummFred e o projeto foi publicado nos fóruns de usuários da Epic Games. Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre a produção, e inclusive conferir algumas imagens da interface da Unreal Engine com os ajustes de iluminação usados no projeto, basta seguir o link que leva diretamente aos fóruns da Epic Games.

A tecnologia envolvida nesse tipo de produção é uma mistura do poder da placa de vídeo do artista e os recursos da própria Unreal Engine. O software é importante, mas sem o suporte necessário da GPU a imagem não será gerada com esse nível de qualidade.

Isso é um sinal de que em pouco tempo poderemos recorrer em peso a esse tipo de recurso para gerar imagens realistas de projetos. Se você quiser começar com a Unreal Engine, o EAD – Allan Brito possui um curso básico gratuito.

Aprendendo a usar a Unreal Engine

Além do curso básico que é gratuito, o EAD – Allan Brito possui também diversos outros cursos relacionados com a Unreal Engine que podem ser do seu interesse: