Uma das partes mais impressionantes do Blender e que poucas pessoas conhecem é a sua game engine, que está totalmente integrada no software. Com essa game engine é possível criar jogos e animações interativas, sem a necessidade de recorrer a nenhum software externo. O processo completo de configuração e produção é feito no próprio Blender. Em jogos 3d e aplicações para arquitetura, é comum precisamos de componentes como portas para fazer a transição entre cenas. Quer fazer o download de blocos com portas prontas para a game engine do Blender?

Um artista chamado RedFrost compartilhou uma série de blocos com portas para jogos prontas para uso na game engine do Blender. A variedade de tipos existentes nesses blocos com portas é bem grande, e encontramos desde a famosa porta giratória até as mais simples de correr. A parte lógica que está pronta consiste no sensor que aciona a mesma, assim que o personagem ou câmera do jogo chega perto do objeto 3d. Os arquivos tem uma licença creative commons zero! Isso significa que você pode usar livremente o material.

blocos com portas

Esses blocos com portas são uma maneira excelente de acelerar a produção de qualquer projeto envolvendo arquitetura interativa, jogos ou qualquer tipo de projeto que precise simular a passagem entre ambientes. Como a lógica dos blocos com portas já está pronta, você pode tranquilamente fazer ajustes e modificações para condicionar o comportamento dos objetos ao seu projeto.

Um ponto que você deve observar em relação ao uso da game engine do Blender, é a sua limitação em termos de distribuição dos jogos em dispositivos móveis. A arte digital não tem problemas em termos de distribuição, mas a licença GPL restringe a distribuição nos formatos adotados em lojas como a Google Play ou AppStore. Nessas lojas o conteúdo é distribuído usando um formato fechado, o que não está de acordo com a GPL.

Usando os blocos com portas em jogos

Esses blocos com portas são otimizados para uso no ambiente de jogos do Blender. Mas, caso você ainda não tenha experiências com a criação de jogos 3d, o EAD – Allan Brito pode ajudar no uso e aproveitamento desses recursos. E não apenas no Blender, mas em diversas engines: