Os blueprints na Unreal Engine são fonte de admiração e ao mesmo tempo aflição para muitos artistas 3d que escolhem produzir seus jogos digitais com a ferramenta. Esse é um sistema totalmente visual de script que permite a criação, ajuste e controle dos mais variados tipos de jogos sem a necessidade de código. O processo funciona de modo muito parecido com os blocos de lógica do Blender, e inspirou até mesmo módulos populares para o Unity como o Playmaker. Quem já conhece os blueprints sabe do seu poder, e quem ainda está se ambientando pode aprender com blueprints prontos, como esse bloco que exibe textos.

Um artista criou um bloco simples que reage a colisão de um ator dentro do jogo, e consegue desenhar na tela uma pequena mensagem de texto. Esse é o tipo de recurso perfeito para pessoas que precisam instruir jogadores a realizar tarefas nos seus jogos. Por exemplo, esses blueprints podem ser usados em situações de orientação, para abrir uma porta ou fazer tarefas em jogos.

As aplicações são as mais diversas, e quem já conhece os blueprints sabe como esse tipo de controle é simples de realizar. Mas, achei que seria um bom recurso para quem ainda está aprendendo a usar blueprints na Unreal Engine. O download pode ser realizado diretamente nos fóruns de usuários da Epic Games e o vídeo que ilustra esse artigo mostra um exemplo da aplicação desse recurso. Aproveite, pois não se sabe por quanto tem o o autor do arquivo irá manter o download.

 blueprints na Unreal Engine

Aprendendo a usar blueprints na Unreal Engine

Ainda não faz idéia de como funcionam os blueprints na Unreal Engine? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os seguintes cursos sobre a Unreal, sendo que um deles é totalmente gratuito: