O uso de Nodes no Blender é algo que acompanha o software já faz um bom tempo, e a maioria dos usuários que se aventurou no Cycles já sabe usar bem. Mas, o seu uso pode ser extrapolado para muito além dos materiais e composição. É o caso de alguns Add-ons que adicionam funções extras aos Nodes como é o caso do aclamado Animation Nodes.

Com esse incrível Add-on que provavelmente será incorporado no Blender em futuro próximo, você consegue criar animações inteiras usando os Nodes. É um sistema completamente novo e totalmente procedural de animação. Quer aprender a usar esse novo sistema?

Agora no EAD – Allan Brito você encontra o curso sobre animação com Nodes no Blender. Nesse curso você aprende exatamente a usar os Nodes para criar animação usando o Add-on, aproveitando todo o poder e flexibilidade da animação procedural. Os princípios de animação nesse caso são totalmente diferentes, e requerem abordagem diferente dos keyframes.

045_-_BlenderAniNodes_wide_500px

Como o processo de criação e planejamento é totalmente independente de keyframes você acaba tendo uma maneira nova de atribuir vida aos objetos. É algo parecido com a animação usando Python, mas sem o uso de código, apenas os respectivos Nodes. Você irá ao final do curso ser capaz de criar animação totalmente procedural.

Essa é uma lista com as aulas do curso:

  • Aula 01 – Instalando o Add-on Animation Nodes
  • Aula 02 – Conhecendo os Nodes
  • Aula 03 – Animação básica com Nodes
  • Aula 04 – Usando o Node Matrix
  • Aula 05 – Entendendo os Loops com Nodes para animação
  • Aula 06 – Animação com texto nos Nodes
  • Aula 07 – Deformando objetos com Nodes

Um dos caminhos que o Blender está seguindo no seu desenvolvimento é adotar uma estratégia totalmente focada em Nodes, e já existem propostas nesse sentido para a versão 2.8. Com o tempo todos os recursos de animação devem ter uma contrapartida no Node Editor. Ao já se antecipar com o curso, você estará aprendendo algo que pode se tornar um dos grandes benefícios do Blender.

A flexibilidade oferecida pelos Nodes é contrastante com a sua complexidade, pois a grande quantidade de opções acaba sendo um empencílio. Só para animação, existem mais do que 150 Nodes!

Aprendendo animação 3D

Ficou interessado em aprender animação 3D? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com animação que podem ajudar você: