O Blender é um software muito versátil para artistas digitais e com ele você pode criar os mais variados tipos de produtos. Como resultado do seu trabalho você pode conseguir criar algo como um jogo, animação 3d, imagem e até mesmo animação 2d. As animações 2d são um produto recente derivado do Grease Pencil.

Mas, o que é o Grease Pencil? Essa é uma ferramenta que não é exclusiva do Blender e faz parte de outros softwares 3d. Com essa opção em particular você pode adicionar pequenas anotações em arquivos 3d. Por exemplo, fazer a indicação sobre a necessidade de atualizar ou modificar o rigging de um personagem.

Depois de algumas atualizações o Blender permite criar animações com essas animações, o que é fantástico por possibilitar a geração de animações 2d no software. Sim, você pode desenhar as linhas e criar animações completas em duas dimensões. Mas, assim como todas as ferramentas recém lançadas o Grease Pencil precisa de melhorias, e o desenvolvedor Antonio Vazquez está trazendo a possibilidade de controlar as linhas do Grease Pencil!

Animação 2D

É bem provável que o Patch esteja disponível no Blender 2.77 que está para ser lançado em algumas semanas, mas se ele conseguir incluir essa opção será um grande avanço na ferramenta. Assim você terá mais flexibilidade para criar seus projetos de animação 2D. Quer aprender a usar o Blender para criar animação 2D? No EAD – Allan Brito você já encontra o curso de animação com Grease Pencil no Blender que ensina exatamente a criar esse tipo de animação.

Uma das vantages de trabalhar com o Grease Pencil é que você não terá que se preocupar com rigging e outros detalhes relacionados com animação. O render também é muito mais rápido, mas por outro lado você terá que desenhar uma boa parte dos frames.

Produzindo Animação 2D e 3D

Para expandir ainda mais os seus conhecimentos sobre animação 2D e 3D, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os seguintes cursos de animação: