Clicky

Animação 2D gratuita com Opentoolz

Compartilhe o artigo!

A animação 2D sempre foi tema controverso quando o assunto era software gratuito, e por muito tempo o finado Adobe Flash era um dos mais acessíveis e fáceis de usar. Quais eram os softwares usados para as grandes produções? Um deles era o Toonz 2D que acaba de sofrer uma verdadeira revolução em termos de licenciamento. E agora ele se torna uma das mais poderosas opções para animação 2D gratuita no mercado.

Depois de muitos anos como um software comercial com licença fechada, a empresa responsável pelo Toonz 2D (Digital video e depois Studio Ghibli) resolveu abrir o código do software. Essa deve ser uma estratégia para aumentar a base de usuários, e que deve ter grande impacto no curto prazo, pois agora ele é gratuito. O nome da versão aberta se chama OpenToonz 2D e pode ser copiado com versões para Windows e Mac OS X nesse endereço.

Sabe aquele seu anime preferido? Existe uma grande chance dele ter sido animado usando o Toonz 2D, e agora você tem acesso às mesmas ferramentas. Um dos melhores exemplos de animações que fazem uso do Toonz 2D é o Futurama. Outra produção que fez uso do software foi A Viagem de Chihiro. E o melhor de tudo é que a plataforma é totalmente gratuita e aberta, usando um modelo de licenciamento semelhante ao do Blender.

animação 2D gratuita

Como plataforma para criação de animação 2D existem diversas vantagens em usar o OpenToonz 2D, como a possibilidade de trabalhar com material escaneado e tratar diretamente no software. A vetorização dele é otimizada para animação. Além disso existem diversas opções próprias para controlar personagens, iluminação e outros aspectos dos projetos.

É uma solução bem diferente dos softwares 3d que podem gerar esse tipo de animação, e deve agradar muito as pessoas e artistas envolvidos com animação. É possível aproveitar os traços e desenhos de personagens, que em pouco tempo são convertidos em animação.

Já mencionei que o software agora é gratuito?

Complementando a animação 2D gratuita

O fato de ter uma poderosa ferramenta de animação 2D gratuita é apenas o primeiro passo, e independente daquilo que você produza é necessário adicionar elementos 3d e roteiros. No EAD – Allan Brito você contra as ferramentas para complementar seu projeto:

2018-03-20T12:54:52+00:00 By |Animação|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comments

  1. Vinicius 29/03/2016 em 5:51 pm

    O site é completamente em japonês. Tem versão em inglês pro software?

  2. admin 30/03/2016 em 10:50 pm

    Oi Vinicius,

    Esse é o site em inglês: https://opentoonz.github.io/e/index.html

    É o mesmo site, basta escolher a opção “English” no menu superior

  3. […] inesperada pode aparecer de um local inusitado. Você lembra do OpenToolz que é especializado na criação de animação, e que foi lancado com uma nova licença […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.