A animação com Blender é geralmente associada com a narrativa de uma história, seja ela voltada para o mercado do entretenimento ou educacional. Mas, existe um segmento de animações criadas com o Blender que você pode estar deixando de lado e perdendo oportunidades de trabalho por isso. Estou me referindo as animações voltadas para a área técnica.

Como funcionam essas animações técnicas? As animações relacionadas com a área técnica tem como objetivo descrever o funcionamento de um equipamento ou sistema, seja por meio de diagramas animados ou então a descrição dos sistemas. Essas animações com Blender ficam ainda mais fáceis com a possibilidade de aplicar o FreeStyle em conjunto com o Cycles, e gerar estilos visuais únicos para os projetos.

Quer ver um exemplo de animação técnica com o Blender? A empresa polonesa DARCO encomendou para o artista str9led a criação de uma descrição técnica dos seus equipamentos, e como resultado você pode conferir a seguinte animação:

O resultado dessa animação é a descrição do funcionamento dos equipamentos da fabricante, usando animação e secções ilustrativas que ajudam no pleno entendimento do processo.

É difícil criar essas animações? A parte do processo relacionado com a confecção dos movimentos é fácil de produzir. O que pode se tornar um desafio nesse caso é o storyboard e roteiro da animação. Nessas animações com Blender é preciso ficar muito na pré-produção, em especial se você não tiver o conhecimento técnico.

O artista provavelmente recorreu a uma consultoria da empresa para entender plenamente o funcionamento dos equipamentos, para conseguir entregar uma animação técnica condizente. O material é um excelente exemplo de animação com Blender voltada para o mercado industrial com conteúdo técnico.

Animação com Blender

Se você tiver interesse em desenvolver esse tipo de animação com Blender, voltada para a área técnica, mas não sabe por onde começar, o EAD – Allan Brito pode ajudar você com os seguintes cursos: