A criação de animações 2d é hoje praticamente baseada na sua totalidade em softwares 3d, e isso acaba tirando um pouco do interesse em softwares de animação bidimensionais. Alguns dias atrás mencionei em um artigo que o software Opentoonz havia sido relançado com base em uma licença aberta.

Mas, depois de analisar o mercado e perceber que muitas produtoras acabam investindo pesado em ferramentas 3d você fica se perguntando se vale realmente a pena migrar para esse tipo de plataforma. Hoje mostro um pequeno “making of” de uma animação japonesa, que demonstra muito bem a maneira intrínseca com que esses softwares 3d se relacionam com a produção de material animado.

A animação se chama Kyoto Gakuen University TVCM, sendo uma animação não muito recente, mas que possui excelente material sobre a sua produção. Antes de continuarmos, segue o trecho do vídeo para análise:

Gostou? É realmente curto, mas o que realmente deve deixar você mais “animado” em relação ao processo de animação é o vídeo a seguir:

Apesar de ser curto em relação a sua duração, o vídeo em questão apresenta uma série informações relacionadas com a produção do projeto. Por exemplo, a composição do cenário é um dos destaques. Se você participa de qualquer um dos meus cursos, já deve ter visto a orientação sobre modelar apenas os objetos visíveis e isso fica bem claro no exemplo. Você pode reparar que o autor da animação posiciona os elementos de forma a exibir pequenos blocos de modelos 3d, seguindo à risca essa orientação.

Para conseguir isso ele teve que fazer a organização da produção usando roteiros e principalmente um storyboard, sem isso seria impossível de seguir com o projeto nesse nível. A modelagem e animação dos personagens também é responsável por agilizar o processo de animação, pois muita coisa pode ser reutilizada.

É um ótimo vídeo motivacional para quem está pensando em iniciar projetos de animação.

Criando animações

Ficou interessado em trabalhar com animação? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com animação que podem ajudar você: