A vegetação para jogos é algo que sempre acaba gerando muitas dúvidas, seja em projetos de pequena ou larga escala. Qual é a melhor opção para o seu projeto? Com uma grande oferta de softwares e ferramentas para resolver seu problema, o uso de técnicas e artifícios relacionados com aplicação vegetação no render em tempo-real é fundamental para ambientes externos e arquitetura.

É por esse motivo que estou sempre pesquisando e testando soluções, seja por meio de aplicações prometendo resolver o problema, ou então com blocos especiais. Quer uma solução interessante para vegetação para jogos? Um artista que já apareceu aqui no blog chamado Nobiax, compartilhou um conjunto de objetos que simulam muito bem vegetação para jogos.

Vegetação para jogos

O arquivo é composto por objetos 3d simulando folhas em uma estrutura e junto das folhas você encontra as texturas. Caso você não tenha interesse no modelo 3d, apenas o download das texturas disponíveis em canais diffuse e alpha já valem o download. A resolução das texturas é bem razoável e na maior de todas chamada de Arch que presumimos ser voltada para arquitetura, você encontra os arquivos em 1024 por 1024 pixels.

Com o bloco de vegetação para jogos você consegue aplicar o recurso em praticamente qualquer projeto, pois está tudo disponível nos formatos FBX e OBJ. Isso faz o material ser compatível com softwares como 3ds max e Blender ou então engines voltadas para jogos como Unreal e Unity.

Se você tem como objetivo a criação de jogos ou aplicações 3d interativas, recomendo adquirir o recurso para incrementar cenas externas com vegetação otimizada para esse projeto. Com baixa quantidade de polígonos, o material é perfeito para jogos. No caso de visualização para arquitetura o mesmo princípio se aplica, pois as cenas externas demandam vegetação.

Já mencionei que o download desse bloco de vegetação para jogos é gratuito?

Aplicando vegetação para jogos

Você encontra diversas dicas sobre a aplicação dessa vegetação para jogos no EAD – Allan Brito nos seguintes cursos do site: