A produção de jogos chamados de AAA em uma analogia com material de alta qualidade envolve uma ampla gama de empresas, e são poucos os estúdios que conseguem fazer tudo sozinhos. Parte do trabalho acaba sendo passado para outros estúdios menores, para otimizar a produção. No caso da Ubisoft com o The Division não é diferente.

Um dos estúdios responsáveis pela produção do jogo foi o Unit Image que é baseado em Paris, sendo responsável por diversos dos gráficos realistas do projeto. Pela lista de jogos e material criado pelo estúdio um dos seus principais clientes é a Ubisoft. O nível de realismo atingido pelos vídeos e material relacionado com o jogo impressiona, especialmente a quantidade de detalhes disponíveis.

Esse é o trailer produzido pelo Unit Image:

O vídeo da produção:

Nos vídeos com o making of do jogo mostram um pouco do que foi usado para conseguir esse nível de realismo, e boa parte da modelagem 3d é oriunda de scanners tridimensionais. Um rig especial de câmeras e iluminação foi criada, para conseguir a textura e forma os atores. O resultado desse processo era então passado para softwares 3d, para receber materiais e texturas.

Com o rigging configurado o trabalho de animação ficava ainda mais fácil, até pelo motivo do processo relacionado com a captura das imagens também envolver o MOCAP facial. Basta reparar nos pequenos pontos nos rostos dos atores, que depois eram ligados aos marcadores de expressão nos modelos 3d. Assistindo ao vídeo o processo pode até parecer simples e fácil, mas a velocidade envolvida na produção é trocada por uma série de tarefas que demandam não só tempo, mas configuração “manual” dos pontos de tracking.

No final temos a oportunidade de conhecer a estrutura do cenário em wireframe demonstrando também que boa parte dos detalhes está nas texturas, e não nos polígonos aplicados no jogo. É um excelente exemplo de making of.

Desenvolvimento de jogos 3D

Quer aprender a fazer jogos 3d e também animação semelhante a que foi apresentada nos vídeos do The Division? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que podem ajudar você: