Clicky

Curiosity: Animação 2D com Grease Pencil

Compartilhe o artigo!

O Blender é conhecido por ser um software versátil que atende não só aos interesses de usuários que procuram material relacionado com animação, render e modelagem 3d. Nos últimos tempos ele também é uma plataforma de animação 2D poderosa com o seu Grease Pencil. Um dos exemplos dessa flexibilidade é o projeto Curiosity.

A animação 2D é fruto de um experimento do artista Daniel M. Lara conhecido como Pepeland. Ele conseguiu aplicar os recursos do Grease Pencil e um pouco de pintura digital, para montar um pequeno trecho de animação. O resultado foi a animação Curiosity. A seguir você encontra a animação seguida de uma pequena demonstração sobre o funcionamento do recurso:

Mas, o que é esse Grease Pencil? Esse é um recurso do Blender especializado em criar anotações em cenas 3d e animações. Você pode literalmente desenhar sobre os modelos 3d e objetos da cena, mas alguém pensou como seria interessante se as anotações e ilustrações pudessem ser animadas. Como resultado desse pensamento, surgiu a possibilidade de animar as linhas do Grease Pencil.

Ainda não é uma solução completa de animação 2D, mas está caminhando para esse propósito. É bem provável que em breve os recursos de pintura digital do Blender, que já existem, possam ser integrados com o Grease Pencil.

Quer aprender a usar o Grease Pencil para animação no Blender? No EAD – Allan Brito você encontra o curso de animação com Grease Pencil no Blender que mostra todos os procedimentos necessários, não só para criar as animações mas para renderizar. A princípio as linhas geradas com o Grease Pencil não foram projetadas para renderização, mas fazendo pequenos ajustes é perfeitamente possível exportar o material como sequências de imagens.

Prefere trabalhar com animação 3D para gerar material 2D? Outra opção existente no próprio Blender é aproveitar o FreeStyle, e configurar uma renderização do tipo NPR como saída. Assim é possível trabalhar com a modelagem dos ambientes, personagens e detalhes do projeto e renderizar o material como se fosse uma célula de animação. No curso de renderização estilizada com Blender e Freestyle você aprende como configurar os detalhes desse tipo de render.

2018-03-20T12:54:50+00:00 By |Animação|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.