Um dos tópicos que são mais tratados aqui no blog é a representação de vegetação em ambientes virtuais, devido a grande variedade de soluções disponíveis para representar esse tipo de objeto. Sempre que encontro alguma opção que possa ajudar na representação de vegetação 3d divulgo aqui no blog. Hoje a minha sugestão é conferir um conjunto de grama 3d gratuita com poucos polígonos para o Blender.

Grama 3d gratuita

O autor desse pacote de vegetação é o web site Wolf Flow que organizou a coleção de vegetação no seu próprio website. Com esse conjunto de grama 3d gratuita você pode incrementar o visual dos seus projetos no Blender. Um dos pontos positivos dessa coleção é a sua variedade, pois o artista conseguiu organizar um total de nove variedades de grama! Sim, você pode escolher entre nove tipos diferentes de grama.

Para aproveitar esse material você tem basicamente 2 opções no Blender, que são as ferramentas Append ou Link. Quando você usa o Append a grama é incorporada no seu projeto, e qualquer alteração na biblioteca precisa ser editada no próprio arquivo. No caso do Link é feita uma ligação para o arquivo da grama, e você pode organizar toda a vegetação com base no arquivo externo. É a melhor opção para replicar a vegetação em vários arquivos.

As aplicações dessa grama 3d gratuita no Blender são as mais variadas e podem abranger desde jogos 3d até visualização para arquitetura. O certo é que as possibilidades são diversas. O conteúdo da grama 3d gratuita pode ser usada livremente, apesar do autor não deixar clara a licença de uso no seu web site.

Aproveite a grama 3d gratuita

Você ainda não faz idéia de como usar a grama 3d gratuita no Blender? Aproveite os seguintes cursos e treinamentos do EAD – Allan Brito, e aplique esse conteúdo nos seus projetos com o Blender: