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Simulação de oceanos na Unreal Engine

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Um dos temas mais complexos quando tratamento de desenvolvimento de jogos é a criação de ambientes naturais, pois eles eventualmente exigem uma grande quantidade de detalhes e formas orgânicas. Os jogos que apresentam vastos ambientes naturais acabam sendo um desafio para os estúdios, mas com os equipamentos e softwares disponíveis atualmente é possível atingir resultados impressionantes.

Isso pode ser comprovado com essa demonstração de simulação de oceanos com aproximadamente mil embarcações, usando nada mais do que a Unreal Engine. A simulação foi criada por um artista chamado N8128 e compartilhado nos fóruns da Epic Games.

Antes de continuar conhecendo o projeto, é interessante assistir ao vídeo com a demonstração:

Como você pode perceber no vídeo a dificuldade técnica e de execução desse tipo de cena é evidente, pois a quantidade de informações e efeitos processados em tempo real é gigantesca. É o tipo de simulação que seria impossível de criar até poucos anos atrás, pelo menos com equipamento disponível para a maioria dos consumidores.

Qual foi o hardware usado para esse projeto? A lista foi compartilhada pelo artista, sendo comporta de:

  • Motherboard: Z97-DELUXE(NFC & WLC)
  • PSU: Cooler Master “V Series” V850
  • CPU: Intel® Core™ i7–4790K 4.6Ghz
  • CPU cooler: Hydro Series™ H100i Extreme Performance
  • GPU: GeForce GTX TITAN X
  • RAM: G.SKILL Trident X Series 32GB (4 x 8GB) DDR3 2400 Mhz
  • SSD0: Samsung SSD 850 PRO 256GB
  • SSD1: Samsung SSD 850 EVO 500GB
  • HDD: WD Green 2TB
  • CASE: NZXT. Phantom 410 Black

É uma excelente configuração de computador para desenvolvimento de jogos, e com 32GB de RAM e uma Titan X é compreensível a facilidade na execução desse tipo de simulação.

Caso você queira conhecer mais sobre o projeto e conferir uma análise técnica detalhada, recomendo visitar esse endereço em que o artista apresenta outras informações sobre a cena.

Aprendendo a desenvolver jogos digitais

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2018-03-20T12:54:49+00:00 By |Unreal Engine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

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