Um dos maiores desejos que qualquer usuários de renderizadores de maneira geral é que esses softwares possam entregar imagens realistas, e ao mesmo tempo com consumo mínimo de recursos. Já pensou como seria fantástico gerar imagens realistas e ao mesmo tempo não precisar investir em hardware poderoso? Apesar de ser um desejo geral do ponto de vista dos artistas, é complicado atingir esse nível de resultado.

Mas, uma otimização simples de recursos já pode fazer muita diferença. É exatamente isso que está em desenvolvimento para o Blender Cycles. Uma futura versão do Blender deve reduzir de maneira significativa o consumo de recursos do Cycles. Para conferir o resultado, você pode conferir esse teste realizado por um artista chamado Wegg, e compartilhado nos fóruns Blenderartists.

De acordo com os testes realizados pelo artista no Cycles o consumo de memória teve uma queda incrível! Ao usar a cena com a BMW que é base para testes de render com o Cycles. A imagem a seguir tem um relatório sobre o processo de render.

Blender Cycles

Repare que sem a otimização do Cycles a cena consome 2.6 GB de V-Ram para renderização. Já com o recurso chamado Adaptive Compile o consumo de memória caiu para 600 MB! Sim, o novo recurso derrubou o uso de memória em quase 2 GB! Isso é impressionante e deve deixar a renderização de cenas complexas ainda mais fácil para equipamentos mais simples.

Essa otimização será direcionada para placas que usam a tecnologia CUDA, e portanto ainda demanda que você faça o investimento em uma placa da NVIDIA.

Ficou interessado? Agora é só esperar para que o recurso seja adicionado no Cycles para aproveitar a redução no consumo de memória. Mais informações sobre o teste, nesse endereço.

Usando Blender Cycles para renderizar

Quer fazer uso do Blender Cycles para renderizar seus projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que fazem uso do Cycles: