Clicky

FPS Setup: Add-on gratuito no Blender para jogos

Compartilhe o artigo!

O uso dos chamados Add-ons são a forma mais fácil de adicionar e expandir as funcionalidades do Blender, pois funciona como um tipo de plugin. A boa notícia em relação a essas extensões do Blender é que a maioria delas é gratuita. Você precisa configurar ou adicionar recursos ao Blender? É muito provável que já exista um Add-on que ajude na resolução do seu problema.

Uma das tarefas comuns em projetos relacionados com desenvolvimento de jogos ou mesmo visualização para arquitetura, é a criação de uma câmera do tipo FPS. Nesse tipo de projeto, o usuário tem uma visão em primeira pessoa e os controles dos movimentos dessa câmera respondem ao movimento do teclado e mouse, ajudando na percepção geral da cena.

Quando você está criando uma cena como essa é necessário configurar todos os aspectos da câmera na Game Engine do Blender, usando basicamente os contornes dos blocos de lógica. Se você nunca fez isso, o processo acaba sendo bem trabalhoso. Mas, um usuário do Blender resolveu ajudar pessoas interessadas em criar esse tipo de controle usando um Add-on.

blender_fps_500px

O artista se chama ThaTimst3r e o seu Add-on permite gerar os controles para uma câmera do tipo FPS usando apenas um clique do mouse. Depois de instalar o Add-on você precisa apenas acionar um botão, e todos os controles e ajustes necessários são criados de maneie automática. Ainda acho que vale a pena conhecer processo de ajuste com blocos de lógica, mas depois de usar o Add-on uma vez, será difícil passar por toda a configuração dos blocos de lógica novamente.

A ferramenta pode ser copiada de maneira gratuita usando links diretos para o Dropbox ou Google Drive:

O uso do Add-on é recomendado para todas as pessoas interessadas em trabalhar com desenvolvimento de jogos ou visualização interativa com o Blender.

Usando o Blender no desenvolvimento de jogos

Caso você tenha ficado interessado(a) em trabalhar com desenvolvimento de jogos com Blender, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os cursos relacionados com o tema:

2018-03-20T12:54:49+00:00 By |Blender Scripts|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.