A produção de material audiovisual algumas vezes exige o uso de múltiplas ferramentas para que seja possível criar alguns tipos de animações. Esse é o caso de artistas que fazem uso de ferramentas como o Cinema 4D em conjunto com o After Effects. Como os desenvolvedores do Cinema 4D investiram bastante nessa integração, é comum encontrar projetos que fazem uso dessa dupla de softwares famosa em ambientes relacionados com a produção de vídeo.

Mas, e se você quiser usar outras ferramentas? No caso do 3ds max o desenvolvimento de animações para vídeo com o After Effects não oferece a mesma simplicidade do Cinema 4D. Pelo menos não de forma nativa.

Para os artistas interessados em expandir seu portfólio de ferramentas relacionadas com produção de animação, usando uma integração entre o 3ds max e After Effects, existe uma ferramenta que deve ajudar de maneira significativa. O software que me refiro é o Nyx Voltron que é um framework especializado na integração entre softwares. Por exemplo, ao usar a ferramenta você consegue trabalhar em paralelo entre o 3ds max e Maya em tempo real.

Além desse tipo de integração o Nyx Voltron permite também integrar o 3ds max e o After Effects. Como funciona essa integração? Ao usar a ferramenta você pode ligar:

  • Informações de animação como curvas bézier
  • Informações sobre câmeras
  • Modo de interação para atualização em tempo real dos projetos

Essas são apenas algumas das opções que o Nyx Voltron oferece, e a melhor parte de tudo é que os desenvolvedores resolveram oferecer a ferramenta de maneira gratuita! Basta visitar página da ferramenta no facebook e fazer o download.

A ferramenta é importante para os artistas interessados em expandir sua base de produção para animações direcionadas para vídeo, seja como forma de atingir o mercado publicitário ou então vídeo para web.

Aprendendo animação com 3ds max e After Effects

Para conseguir usar essa ferramenta é necessário criar animações usando o 3ds max e After Effects. Para quem gostaria de começar a usar essa ferramenta como forma de expandir seu currículo profissional, recomendo visitar o EAD – Allan Brito e conferir os cursos sobre After Effects e 3ds max: