A configuração de ambientes naturais usando softwares 3d sempre é um desafio, e você já deve ter lido sobre esse assunto diversas vezes aqui no blog. Um dos caminhos para conseguir dominar a reprodução desse tipo de ambiente é com a análise meticulosa do processo usado por outros artistas. É por esse motivo que sempre faço o download de cenas que considero interessantes, e estudo o processo usado pelo artista para configurar o ambiente.

Esse é o caso da cena chamada de Microplanet que é de autoria do artista marekv, sendo uma reprodução do cenário para o clássico pequeno príncipe. O ambiente é a reprodução de um pequeno planeta completo com superfície e vegetação. A escala dele é pequena e condiz com o descrito no livro, mas o ponto positivo para a cena é a sua capacidade em reproduzir o ambiente natural.

planet_500px

Com esse material você pode fazer uma análise detalhada sobre como foi possível chegar nesse mesmo nível de qualidade para reproduzir vegetação na cena 3d.

O arquivo pode ser copiado de maneira gratuita no BlendSwap, e para ter acesso ao material basta fazer uma conta gratuita. Existe um limite de download para essas contas gratuitas, mas são mais do que suficientes para ter acesso a recursos importantes de aprendizagem para o Blender Cycles. Você encontra diversos ambientes prontos para análise e estudo que podem ajudar bastante nos seus estudo sobre modelagem e render.

Você só precisa ficar atento para o tipo de licença do conteúdo, pois os artistas algumas vezes demandam que seja dado crédito pelas suas criações, o que é justo! Nesse caso isso é necessário, mas algumas vezes a licença é permissiva o suficiente para permitir qualquer uso do material, até para fins comerciais.

Aprendendo sobre modelagem e render com Blender

No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos focados no uso do Blender e Cycles para criar os mais diversos ambientes 3d. Os cursos abrangem a parte de modelagem, render e animação sempre com foco na parte prática do software: