Clicky

VR com Blender na animação Caminandes

Compartilhe o artigo!

As versões mais recentes do Blender apresentaram uma novidade aguardada por muitos usuários já faz tempo. O suporte a criação de conteúdo para dispositivos VR. Com o Blender é possível criar material em VR? Claro que sim! Esse suporte permite criar as mais diversas experiências com vídeos em 360 graus, que é o formato de saída do material VR com Blender.

Como forma de demonstrar as possibilidades que o desenvolvimento desse conteúdo pode proporcionar, o Instituto Blender está patrocinando a conversão da sequência de abertura da animação Caminandes para o formato VR. Em algumas semanas você será capaz de conferir os cenários e animações do projeto usando o óculos de realidade virtual.

Abra esse vídeo no aplicativo do Youtube no seu celular para visualizar com o Google Cardboard

A conversão desse tipo de material envolve a criação dos ambientes em 360 e um aumento considerável na resolução do projeto. Pois, as imagens precisam estar com dimensões muito superiores ao formato 1080p de antes. Caso contrário, a qualidade ficará comprometida.

Assim como já mencionei anteriormente, o tipo de mídia criado é linear e semelhante a um vídeo em 360 graus. É algo bem diferente de um jogo que apesar de parecer mais simples, apresenta algumas facilidades os usuários e também para quem desenvolve. A mais evidente é a não necessidade de adicionar controles, o que facilita e reduz o tempo de produção.

Já que não existem controles, você pode se colocar no papel de espectador do projeto e aproveitar o desenrolar das ações, e conferir os belos visuais dos cenários. Para qualquer experiência relacionada com 3D interativo em VR, o recomendado é usar outras plataformas em conjunto com o Blender. Por exemplo, criar o material em 3d no software e exportar para o Unity para os devidos acabamentos e criação de um aplicativo nativo para Android ou iOS.

Produzindo VR com Blender

Ficou interessado em começar suas próprias produções usando VR com Blender? No EAD – Allan Brito você encontra não só cursos relacionados com VR no Blender, mas também com o Unity:

2018-03-20T12:54:48+00:00 By |Blender 3D|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixar Um Comentário