O uso de escalas humanas em cenários 3d é muito comum para atribuir mais realismo nesses ambientes, pois sem esse tipo de referência algumas pessoas não conseguem perceber o real tamanho do espaço. Em ambientes interativos a câmera já é posicionada na altura do observador, o que acaba ajudando nessa percepção. Mas, em ambientes estáticos como imagens para arquitetura isso fica mais complicado. Quer fazer o download gratuito de pessoas 3D escaneadas para uso em projetos?

Entre os recursos que você pode usar para ajudar na criação de escalas humanas para projetos, estão as imagens do tipo cutout ou então personagens tridimensionais preparados para esse propósito. Em termos de personagens 3d o uso de modelos baseados em escaneamento de pessoas é o mais fiel que podemos encontrar. É por isso que fiquei impressionado com a qualidade dos arquivos oferecidos pela empresa Renderpeople.

download gratuito de pessoas 3D escaneadas

Eles oferecem o download gratuito de pessoas 3D escaneadas para avaliação. Nesse caso você pode copiar duas pessoas que foram escaneadas em equipamentos de alta resolução e convertidas em modelos 3d. Os arquivos estão no formato OBJ e FBX. Podem ser usados nos mais variados softwares.

Qual a vantagem em usar esse tipo de recurso? A principal vantagem desse tipo de material é a fidelidade e realismo. Como os arquivos foram gerados usando pessoas reais, a impressão que temos é de que o modelo 3d é ultra realista, pois as texturas são baseadas na imagem da própria pessoa. Isso inclui não só a estrutura dos personagens, mas também o vestuário.

Vale a pena fazer o download gratuito de pessoas 3D escaneadas? Caso você não esteja feliz com os resultados obtidos com texturas do tipo cutout essa é a melhor alternativa. Mas, já vou avisando que não é barato investir nesse tipo de recurso.

Criando seus próprios modelos 3D

Quer criar seus próprios modelos 3d para usar como escalas humanas? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com modelagem poligonal que podem ajudar você a criar modelos 3d: