Iluminação no Blender: Add-on gratuito

Compartilhe o artigo!

A iluminação de ambientes 3d é sempre um grande desafio para artistas que não estão habituados a trabalhar com o posicionamento, ou controle de pontos de luz. Como parte mais complicada do processo podemos listar os pequenos ajustes necessários para fazer com que a cena seja totalmente configurada, e os inúmeros previews necessários para conferir se a cena está de acordo os objetivos projetados. A iluminação no Blender não é diferente e exige um pouco de trabalho por parte do artista.

Além de tomar muito tempo de desenvolvimento na configuração da cena, o uso de recursos que são algumas vezes complexos demais para novos usuários pode se transformar em um desafio para artistas que tenha pouca paciência. Esse é um componente fundamental para encarar os diversos ajustes em fontes de luz a geração de testes.

Um Add-on gratuito do Blender promete facilitar bastante o ajustes e posicionamento de fontes de luz nos modelos 3d. Caso você não conheça, recomendo conferir o Lumiere que é de autoria do desenvolvedor Cédric Brandin e pode ser copiado nesse endereço. Mas, o que essa Add-on faz exatamente? Com esse recurso você tem controle sobre a posição dos pontos de luz usando seu mouse de maneira interativa o que ajuda na configuração de iluminação no Blender.

Iluminação no Blender

É possível fazer o controle da posição das fontes de luz usando nada mais do que seu mouse, e ter feedback em tempo real dos resultados usando os recursos internos do próprio Blender. A vantagem nesse caso é que você pode fazer o ajuste dos pontos de luz usando o movimento o mouse e não mais o próprio ponto de luz. Assim é possível parmanecer mais tempo com a visão da câmera, e controlar a maneira com que as coisas devem aperecer no render final.

O conceito é um pouco diferente do que estamos acostumados, mas deve ajudar muito que gosta de ter um controle mais dinâmico das cenas. Isso não vai resolver a iluminação no Blender, em cenas que já devem ser demasiadamente complexas, mas deve facilitar a configuração da solução. Se você já passou por aborrecimentos com o ajuste de iluminação em cenas 3d, recomendo o download e teste desse recurso.

Iluminação no Blender

Quer aprender a fazer Iluminação no Blender? Com o EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o desenvolvimento de cenas renderizadas no Blender Cycles! Essa é a lista de cursos que pode ajudar você a aprender sobre render:

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Iluminação no Blender: Add-on gratuito”

  1. Olá.Allan Brito.
    Ótima dica.
    Gostaria de ver curso básico software natron composer.
    Obrigado desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *