Clicky

Blender Cycles: Recurso para remover granulação

Compartilhe o artigo!

Com o uso do Blender Cycles para gerar imagens realistas no Blender, a maioria dos artistas 3D acaba encontrando belas imagens como resultados dos seus projetos. Mas, antes de conseguir visualizar essas imagens é necessário encarar rendera com grande quantidade de granulação e “baixa qualidade”.

Essa é uma característica da maioria dos renderizadores que fazem uso de uma técnica chamada de Path Tracing, em que a imagem é gerada com base em refinamento progressivo. O resultado acaba sendo um render com uma grande quantidade de “ruído” que é chamado de noise. O método tradicional para remover esse noise das imagens é aumentar a quantidade de samples (interações) e aguardar mais tempo para finalizar o render.

Para alguns projetos a solução funciona muito bem, mas dependendo daquilo que você vai fazer em termos de projeto, o tempo de processamento das imagens pode aumentar de maneira significativa.

O Blender Cycles pode receber nos próximos meses uma ferramenta que deve ajudar na remoção desse noise gerado pela renderização do Path Tracing. Um desenvolvedor chamado Lukas Stockner está trabalhando em uma forma de implementar o recurso no Cycles desde meados de março, mas ainda não temos uma versão estável para testes.

denoise_h_500px

Esse recurso deve ajudar a reduzir o tempo de render? Possivelmente, mas não sem “danificar” as suas imagens de certo modo. A técnica do Denoise funciona com base na remoção de pixels do seu render, o que pode resultar na perda de detalhes nos modelos 3d. Tudo vai depender da intensidade com que você vai configurar o recurso.

Você deve jogar fora a sua GeForce GTX 1080 novinha? Ainda não! Apesar do recurso ajudar na criação de imagens que sejam mais limpas e sem a necessidade de grande volume de pós-produção é possível ainda conseguir bons resultados usando nada mais do que os ajustes certos no painel de renderização e um pouco de pós-produção.

Renderização com o Blender Cycles

Caso você queira aprender a renderizar usando o Blender Cycles, recomendo visitar os cursos do EAD – Allan Brito para conferir os cursos específicos sobre o Cycles e renderização:

2018-03-20T12:54:47+00:00 By |Blender 3D|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.