Blender usado na produção de World of Warcraft

Compartilhe o artigo!

Uma das perguntas que sempre recendo em relação ao Blender quando estou ministrando cursos, ou mesmo palestras sobre o software é relacionada a sua aplicação no mercado. Sempre que posso apresento alguns projetos em áreas variadas como jogos, animação e arquitetura. Mas, e os projetos no cinema.

O Blender é usado no cinema? Dependendo da produção e conhecimento das pessoas envolvidas, sim. Quer um exemplo recente? O Blender foi usado em cenas do filme World of Warcraft.

É isso mesmo que você leu, o Blender foi usado pelo supervisor de efeitos visuais do projeto Bill Westenhofer, em conjunto com o After Effects para criar cenas para o filme World of Warcraft. Como essa informação pode ser confirmada? O próprio artista explica a situação em uma entrevista para o web site moviemaker.com.

warcraft_500px

Como o material está em inglês acabei tomando a liberdade de fazer uma rápida adaptação do texto. O Blender é mencionado na décima primeira pergunta da entrevista, e o contexto foi bem peculiar.

De acordo com o artista a equipe estava interessada em reduzir custos da produção. Como uma boa parte dos efeitos havia sido entregue para a ILM, ele achou que trabalhando em cenas simples poderia ajudar. Nesse caso ele selecionou o After Effects e Blender para fazer as animações de um personagem chamado murloc.

Depois de um tempo ele percebeu que seria possível atingir a qualidade necessária para o filme, e quando você for ao cinema estará vendo cenas usando o Blender. Isso prova que o software pode ser usado em projetos com os mais variados fins, e não apenas para contextos mais simples.

Se o supervisor de efeitos visuais de um projeto com orçamento bem vasto como esse acha que o Blender pode resolver a parte visual, será que ele não é ideal também para seu projeto?

Infelizmente não existem imagens ou screenshots do personagem ou cenas produzidas com o Blender, mas é interessante saber que um software usado por tantas pessoas ao redor do mundo foi empregado em um projeto de larga escala como esses.

Aprendendo a usar o Blender

Ficou interessado em aprender a usar o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o software que ajudam você a começar a usar a ferramenta:

Autor: Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários em “Blender usado na produção de World of Warcraft”

  1. O nome correto do filme é: Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.