Qual tipo de contribuição você acha que a Disney poderia fazer ao Blender? Aproveitar sua base de animação dentro do software? Ajudando no desenvolvimento do Blender Cycles? Se você pensou no Cycles acertou! Uma das pesquisas realizadas pela área de tecnologia da Disney está sendo implementada no Cycles, e em breve teremos a disposição do Disney BRDF como Node dentro do Cycles.

Mas, o que é exatamente BRDF? Esse é um acrônimo para Bidirectional reflectance distribution function. Ainda não ficou claro? É um shader que permite gerar inúmeras opções de superfícies baseadas em física. A técnica é útil em diversos contextos relaiconados com a configuração de materiais realistas.

É a Disney que está financiando o projeto? Na verdade a Disney apenas liberou a pesquisa relacionada com o Disney BRDF e compartilhou os algoritmos. Um desenvolvedor chamado Pascal Schön pegou as fórmulas, e está criando uma versão do Cycles com o shader integrado.

Blender Cycles BSDF

Ainda está em testes, mas muito em preve você terá a disposição versões do software já com o Disney BRDF integrado. Alguns usuários já estão fazendo testes com o recurso e você pode acompanhar as imagens geradas com o Disney BRDF nesse endereço.

Caso você queira saber mais sobre a técnica, recomendo ler o artigo original em inglês (PDF) ou então esse documento que explica o processo de render.

O uso de Nodes no Cycles pode ser intimidador no início, mas depois que você começa a aproveitar os recursos do software e a entender o fluxo, tudo fica mais intuitivo. A melhor sugestão para que você perca o medo é a prática. Quando o desenvolvimento de materiais acaba se tornando uma prática, o uso de Nodes acaba ficando mais intuitivo.

Render com Blender Cycles

Gostou da notícia e tem interesse em começar a usar o Blender Cycles nos seus projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a ferramenta, que podem ajudar no desenvolvimento de animações, jogos e arquitetura.

Esses são os cursos relacionados com Blender Cycles: