Você está procurando por uma nova placa de vídeo para seus projetos de VR? A Nvidia respondeu a AMD com a sua placa de vídeo mais barata para esses projetos. Aqui no blog já comentamos sobre o lançamento da Radeon RX 480 que oferece suporte para aplicações VR com o menor custo do mercado. Agora você também tem a GeForce GTX 1060.

Em minha opinião essa seria a opção com melhor custo benefício, principalmente se você planeja usar a placa para algo a mais do que simplesmete jogos e VR. Quer usar o equipamento para fazer renderização por GPU? Como a GeForce GTX 1060 é compatível com a tecnologia CUDA, você poderá aproveitar mais velocidade no Blender Cycles, V-Ray, Unity e Unreal.

GeForce GTX 1060

Algumas pessoas ainda ficam em dúvida sobre a escolha das placas de vídeo para projetos relacionados com computação gráfica e render. Por qual motivo as GeForce são melhores? Simples, a tecnologia adotada para acelerar o render em softwares gráficos na maioria das vezes é CUDA. Essa tecnologia é da Nvidia e está incorporada nessas placas.

Portanto, ao escolher equipamentos da família GeForce você automaticamente estará habilitado para aproveitar os múltiplos núcleos. Quais as especificações da placa? Para mais detalhes, visite a página oficial:

  • Memória: 6GB GDDR5
  • CUDA cores: 1280
  • GPU: Pascal (mais moderna)

E o melhor de tudo, a placa é “VR Ready” então ela já está preparada para aguentar a grande carga computacional de equipamentos como o HTC Vive ou Oculus Rift. Caso você não saiba, ao adquirir alguns desses equipamentos você precisa conecta-los ao um computador que tenha suporte ao processamento de VR. E a placa de vídeo assume papel importante nesse contexto.

Qual o preço dessa placa? A melhor parte é que ela custa apenas US$ 290,00 dólares nos EUA. Em um mundo justo, o preço dela no Brasil deveria ser próximo de R$ 1.000,00. Mas, como você já deve estar acostumado não deve chegar nem perto disso.

Pelo menos, é bom saber que temos uma opção mais em conta para aproveitar não só o render de projetos, e também VR.

Usando render por GPU e VR

Quer aproveitar para aprender o funcionamento de alguns renderizadores por GPU ou começar seus projetos com VR? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que podem ajudar você: