O desenvolvimento do Blender está aos poucos migrando para a versão 2.80 que já é motivo de articulações dentro da Fundação Blender. Além da ajuda voluntária de desenvolvedores, o Blender eventualmente recebe contribuições financeiras para potencializar a criação de novas ferramentas. Isso acontece com frequência nos projetos abertos, quando os próprios usuários financiam o desenvolvimento.

O projeto do Blender 2.80 recebeu um incentivo extra de acordo com notícias compartilhadas na lista de e-mail da Fundação Blender. Um estúdio de animação baseado no Canadá, para ser mais específico em Toronto, chamado de Tangent Animation Studios acaba de divulgar apoio financeiro ao Blender. Como será o apoio financeiro?

Blender 2.80 e Tangent Studios

Simples, o estúdio pretende pagar três desenvolvedores para trabalhar em ferramentas de animação e no Cycles. Essa é uma notícia excelente para qualquer profissional usando o Blender, pois significa que teremos mais pessoas dedicadas apenas nas melhorias do software. É um efeito parecido com o que temos nós projetos abertos. Em que o financiamento das animações impulsiona a criação de novas ferramentas.

Quais são os projetos de interesse desse estúdio? Até o momento isso não foi divulgado, mas só o fato deles realizarem esse financiamento pelo Instituto Blender já é indicativo que o resultado será compartilhado por todos. O estúdio poderia muito bem pegar as ferramentas próprias do Blender 2.80 geradas por eles, e manter apenas uma versão modificada internamente.

Ao usar o instituto teremos a certeza de conseguir aproveitar os resultados das novas ferramentas como um benefício para todos os usuários. Por enquanto, ainda é cedo para falar sobre datas de lançamento ou outros recursos do Blender 2.80. A próxima versão do Blender está para ser lançada nas próximas semanas, sendo o 2.78 mais um marco no desenvolvimento do software com estabilidade melhorada.

Minha previsão? Só veremos o Blender 2.80 em meados de 2017! Isso principalmente se a prometida “pausa” no ciclo de desenvolvimento acontecer para que todos possam se adaptar às novas opções e ferramentas. Quer um exemplo do que está por vir? Já pensou em criar objetos com Nodes? Esse é um exemplo do que está nos planos para o Blender 2.80.

Aprenda a usar o Blender

Ficou interessado ou interessada em usar o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com Blender e animação. Participe de um dos cursos de Blender e esteja com os conhecimentos em dia para o futuro lançamento em 2017 do Blender.2.80!