Como forma de aprender a trabalhar com animação de personagens, você pode criar a estrutura necessária para seu projeto. E também pode recorrer a um personagem 3d completo já com o rigging pronto para uso. No caso de artistas usando o Blender existem diversas opções de personagens gerados com ferramentas como o Rigify ou então gerados por artistas trabalhando em projetos de animação.

Um artista chamado Nikolai Mamashev compartilhou no Gumroad um modelo 3d completo no Blender. Esse modelo é do personagem Ivan, que faz parte de uma produção voltada para animação chamada Morevna. Se você pretende desenvolver projetos relacionados com animação usando o Blender, o download do personagem 3d completo é mais do que recomendado.

personagem 3d completo

Além de ser um exemplo de como é possível ter um personagem 3d completo no Blender, é possível conferir o Rig próprio para animação. A estrutura de controle usada para fazer animações por deformação, e que muitas pessoas acabam estudando por anos até dominar. Esse personagem 3d completo possui os controles todos prontos para uso.

Esses controles são gerados com base em um script muito usado no Blender que é o BlenRig 5. Com o uso desse script você consegue gerar estruturas de controle usando processos automatizados, baseados em Python. Basta informar alguns parâmetros para conseguir gerar a estrutura do personagem. Apesar da facilidade em conseguir um personagem 3d completo de maneira rápida, ainda é interessante conhecer a maneira “tradicional” de gerar essas estruturas.

O motivo para isso é simples! Quando o script não conseguir gerar todas as soluções que você precisa, é necessário editar e ajustar os personagens. Além disso um personagem 3d completo demanda muitas vezes ajustes que podem não estar disponíveis no script. Para fazer o download de maneira gratuita, basta informar como valor zero na página.

Outra observação do autor, é que o Blender precisa ter suporte ao recurso Bendy bones que por enquanto só está disponível em versões não-estáveis do Blender.

Usando o personagem 3d completo

Quer aprender a trabalhar com animação e desenvolvimento de personagens no Blender? Recomendo uma visita aos seguintes cursos do EAD – Allan Brito para conhecer as ferramentas necessárias para gerar não só personagens, mas também o rigging: