Os projetos abertos financiados pelo Instituto Blender são um dos grandes chamarizes e vitrine para material criado com o Blender. A mais recente produção chamada Cosmos Laundromat está no caminho de se transformar no primeiro longa de animação, produzido com o Blender. Mas, será que o projeto está fazendo sucesso? Quais são os sinais que servem para medir o sucesso desse tipo de empreendimento?

Um dos sinais que apontam para o interesse do mercado de entretenimento é o desejo de consumo. Como forma de mostrar esse interesse pelo material produzido pelo Instituto Blender a entidade firmou um contrato para oferecer o Cosmos Laundromat com a Netflix. Sim, a gigante americana especializada em streaming de filmes e séries vai passar a animação produzida no Blender.

blender_netflix_500_px_85

É apenas o primeiro passo para oferecer o conteúdo produzido com o Blender para milhares de assinantes. Isso ao mesmo tempo vai aumentar a visibilidade para o software e também trazer o conteúdo para novas audiências. Por enquanto, apenas os assinantes dos EUA tem acesso ao Cosmos Laundromat na plataforma de streaming.

Mas, você não precisa se desesperar! Basta lembrar esse conteúdo é o mesmo que já está disponível no Youtube da Fundação Blender. Como um dos propósitos desse tipo de projeto é ao mesmo tempo impulsionar e divulgar o Blender, acredito que iniciativa é muito interessante. Quando os aspirantes a animador identificarem que o material foi criado com um software gratuito, deve atrair ainda mais usuários.

Se você quiser conferir os outros projetos abertos do Instituto Blender pode visitar a seguinte lista, para conferir os vídeos e fazer o download dos arquivos fonte usados em todas as produções. Essa é uma das principais características desses projetos. Você pode conferir as fontes usadas pelos artistas 3d envolvidos na produção e aprender como tudo foi criado.

Aprendendo animação com Blender

Ficou interessado em trabalhar com animação no Blender? Recomendo conferir os seguintes cursos do EAD – Allan Brito que abordam animação 3D e ferramentas relacionadas. Com esses cursos você será capaz de criar seus próprios projetos relacionados com animação tridimensional: