As transmissões em video apresentam hoje em dia uma qualidade e dinamismo incríveis graças a possibilidade de adicionar efeitos e derivados de engines para jogos. Você já deter ter assistido alguma transmissão, principalmente relacionada com esportes, em que personagens virtuais aparecem dentro do campo ou então em espaços virtuais. Isso está acontecendo agora mesmo! A Unreal Engine está sendo usada para a cobertura das olimpíadas.

A aplicação da Unreal Engine como plataforma de geração dos gráficos em tempo real, acabou de ser destaque nos sites de notícias da Epic Games, e não foi por uma emissora de fora. Quem está usando a Unreal Engine para gerar os gráficos em tempo real é a Rede Globo. Portanto, quando você assistir alguma das transmissões das olimpíadas com gráficos 3D interativos, saiba que o material está sendo gerado com a Unreal Engine.

unreal_olym_500_px_85

O artigo que detalha a aplicação da tecnologia também mostra diversos fatos interessantes, como o processo de geração da malha 3d dos atletas. Tudo foi gerado com o uso de scanners. Depois de identificadas as malhas o arquivos é processado no ZBrush, e depois recebe o tratamento na Unreal Engine. A técnica não é descrita com todos os detalhes, mas vale pelo conhecimento de que os recursos usados em transmissões ao vivo estão disponíveis para qualquer pessoa usar. Você sabia que a Unreal Engine é gratuita?

Esse tipo de projeto não gera nenhum tipo de direito autoral por parte do produto, que não é um jogo. Pela licença de uso da Epic Games os projetos relacionados com design, arquitetura e vídeo são isentos de pagamento de direitos. Apesar de ser usado em uma transmissão orçamento para adquirir equipamentos e softwares, o custo com a Unreal Engine foi zero!

Vale visitar o artigo original no web site da Epic Games para conferir os vídeos e imagens relacionados com o projeto.

Aprendendo a usar a Unreal Engine

Ficou interessado em usar a Unreal Engine? Recomendo conferir o EAD – Allan Brito e os cursos relacionados com o software. Principalmente se você pretende usar a tecnologia para a produção de jogos ou material relacionado com design: