A criação de personagens virtuais é sempre um grande desafio para a maioria dos artistas 3d, e uma necessidade para diversos tipos de projetos. O que seria de uma animação sem personagens? Quem sabe seu projeto seja um jogo? Independente do tipo e natureza do projeto, será necessário criar personagens.

Depois de elaborar toda a estrutura do corpo dos modelos 3d é preciso adicionar cabelos neles! Você já tentou criar cabelo em 3d? É uma das partes mais trabalhosas do processo, e por isso ter em mãos uma boa referência pode ser a diferença entre conseguir ou não reproduzir os cabelos como você deseja.

Quer uma ótima referência para criar cabelos virtuais no Blender? Caso você precise criar esse tipo de objeto, recomendo conferir essa coleção gratuita de cabelos criados no Blender. O autor é um artista camada chip que compartilhou os modelos 3d diretamente no BlendSwap. A licença de uso é creative commons zero, então você pode aproveitar os recursos sem restrição alguma.

coleção gratuita de cabelos criados no Blender

A vantagem em usar essa coleção gratuita de cabelos criados no Blender é que os ajustes para os cabelos já estão prontos, então é possível ter personagens prontos de maneira rápida. Você pode importar de outro arquivo os ajustes das partículas e render do cabelo, e não precisar ficar passar por todas as configurações necessárias para chegar no resultado final.

Para fazer o download da coleção gratuita de cabelos criados no Blender você precisa apenas fazer um rápido cadastro no BlendSwap. Depois disso será possível fazer o download do arquivo com os modelos prontos já com o cabelo. O desafio maior nesse caso será configurar o cabelo para fazer interação com os movimentos dos personagens. Por exemplo, fazer os fios responderem ao deslocamento do personagem.

Você pretende criar personagens? Recomendo fazer o download da coleção gratuita de cabelos criados no Blender.

Animação e modelagem com Blender

Ficou interessado em trabalhar com a criação de personagens usando o Blender? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os seguintes cursos e treinamentos relacionados com o software que podem ajudar você: