Quando estamos no processo de avaliação de uma tecnologia que deve ser usada para fins profissionais, é comum realizar diversos testes. Com o Blender e o Cycles isso não é diferente. Na área de design é comum fazer testes e avaliações com diversas tecnologias diferentes. Se você pretende fazer visualização para arquitetura no Blender Cycles, recomendo a leitura de um artigo que faz uma análise detalhada da tecnologia envolvida.

Foi exatamente isso que um artista chamado SunBurn fez e publicou os resultados no fórum Blenderartists.org. Seu objetivo era realmente simples e consistia em verificar se o Blender Cycles poderia suprir as necessidades de projetos relacionados com visualização para arquitetura.

O seu artigo acabou se transformando em uma análise detalhada sobre visualização para arquitetura no Blender Cycles. Já antecipando os resultados para os mais afobados, as conclusões do estudos são que o Blender Cycles é sim capaz de gerar material para arquitetura.

visualização para arquitetura no Blender Cycles

No caso desse projeto em particular ele se chama L’Appartement e foi totalmente produzido apenas com o Blender e GIMP. Todo o processo usou uma placa de vídeo que já não é a mais moderna do mercado, uma GeForce GTX 970 que apresenta custo vs benefício bem razoável. As imagens possuem 4096 samples e foram geradas com reoslução de 1280×720. A maioria levou 1 hora para renderizar.

Para conhecer mais imagens do projeto e entender melhor o processo de visualização para arquitetura no Blender Cycles recomendo visitar o link para o fórum. Lá você encontra um conjunto de imagens belíssimas produzidas pelo artista. O seu foco deve ser na parte das conclusões, pois esse não foi um projeto comercial e sim uma análise.

Como ponto positivo para os esforços do artistas, você pode conferir no futuro algumas comparações com outros renderizadores. Por exemplo, o objetivo dele posteriormente é a criação de uma base de informações sobre o Cycles em comparação com Octane Render, V-Ray e outros. Isso será de grande ajuda para delimitar os pontos positivos e negativos do renderizador.

Se você tem interesse em visualização para arquitetura no Blender Cycles recomento muito a leitura desse artigo.

Visualização para arquitetura no Blender Cycles

Ficou interessado em usar o Blender Cycles mas não faz idéia de como usar a ferramenta? Recomendo aproveitar os seguintes cursos do EAD – Allan Brito relacionados com o Cycles para que você tenha o conhecimento necessário para gerar imagens realistas com o software: