A retopologia é uma das técnicas mais usadas para conseguir transformar modelos 3d prontos, que não estão de acordo com um projeto. Por exemplo, ao realizar a criação de uma escultura digital que posteriormente deve ser usada em projetos relacionados com jogos. É preciso fazer a retopologia para reduzir de maneira drástica a quantidade de polígonos.

Caso isso não seja feito de imediato a performance da aplicação resultante será muito prejudicada. Alguns artistas e softwares possuem ferramentas próprias de retopologia, mas é sempre interessante conhecer outras opções inovadoras relacionadas com retopologia. Esse é o caso do Instant-mesh que é fruto das pesquisas de Wenzel Jakob, Marco Tarini, Daniele Panozzo e Olga Sorkine-Hornung.

O software deles que é a aplicação prática das suas pesquisas é capaz de reconfigurar e converter malhas 3d. Você precisa apenas abrir essa malha no software e depois configurar as opções para alterar a estrutura do modelo 3d. Com o esse processo é possível até mesmo escolher o formato das faces.

Retopologia

Um dos pontos positivos do Instant-mesh é a sua distribuição sem custo algum. Isso mesmo, você pode fazer o download do software sem nenhum custo. Para fazer isso é necessário apenas visitar esse endereço e escolher os binários relacionados com o seu sistema operacional. Visite esse endereço para fazer o download.

A retopologia é fator de extrema importância para a modelagem 3d como um todo, pois ela permite que o artista 3d faça experimentos. Caso não funcionem ou precisem de ajustes, basta refazer aquele trecho em particular. É uma forma interessante de controlar a maneira com que as suas estruturas tridimensionais funcionam.

E a técnica da retopologia pode ser aplicada em praticamente qualquer contexto e não apenas nos casos de escultura digital.

Aprendendo modelagem 3d e retopologia

Ficou interessado em trabalhar com modelagem 3d para jogos, design e animação? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o tema e também orientações sobre como proceder nos casos de retopoligia em 3d: