O Blender 2.78 está em vias de ser lançado e você já pode conferir diversas informações relacionadas com o software como a lista de novos recursos. A Fundação Blender já preparou as versões release candidate para que os artistas e usuários do software possam testar esses novos recursos.

Se você quiser testar de imediado o Blender 2.78, recomendo visitar o seguinte endereço. Mas, é importante fazer algumas ressalvas antes que você saia usando a versão de testes. A primeira é lembrar que essa é uma versão de testes e nunca deve ser usada em ambientes de produção.

Blender 2.78

Você tem um projeto que envolve prazos e ambientes controlados de produção? Em hipótese alguma abra arquivos importantes nessas versões, sem antes fazer cópias de segurança dos seus projetos. Já existiram casos em que arquivos salvos nessas versões de testes ficaram “danificados” a ponto de não ser possivel recuperar informações, como ossos e malhas de deformação.

Mas, isso não deve ser problema para você! Já que todos os seus arquivos de projetos importantes estão armazenados com backups redundantes, não é mesmo? Mesmo tendo certeza de que você protege seus arquivos é interessante lembrar da importância desse passo, que pode literalmente economizar dinheiro e tempo.

Aqui estão alguns dos pontos de destaque do Blender 2.78:

  • Novas opções para desenhar curvas
  • Grease pencil se tornando uma ferramenta de animação 2D
  • Suporte inicial para render em VR no Cycles
  • Suporte para importar e exportar arquivos no formado Alembic
  • Suporte para displacement no Cycles foi melhorado de maneira significativa

A lista completa de novidades relacionadas com o Blender 2.78 pode ser conferida nessa página, que ainda está sendo atualizada. Para fazer o download de todas as versões anteriores do Blender, recomendo visitar esse endereço. Se você for realizar testes nas versões preliminares do Blender, é muito importante submeter os problemas pelo Maniphest, que é a plataforma de gerenciamento de bugs da Fundação Blender.

Aprendendo a usar o Blender

Quer começar a usar o Blender hoje mesmo? Visite o EAD – Allan Brito para conferir os diversos cursos relacionados com o software, alguns inclusive gratuitos, que ajudam você nos primeiros passos: