O que você faz quando precisa gerar um ambiente urbano 3D para seus projetos? A maioria dos artistas procura por referências relacionadas com mapas online, e começa a criar os modelos 3d para o ambiente urbano 3D. Mas, e se existisse a possibilidade de gerar esses ambientes de maneira automática e gratuita usando o Blender?

Com esse Add-on gratuito você consegue pegar arquivos que estão no formato nativo do Open Street Maps e converter os mesmos em cenários no Blender. A ferramenta é capaz de ler informações como ruas, prédios e outras informações armazenadas no arquivo. Até mesmo a altura dos prédios é considerara para gerar a estrutura do ambiente urbano 3D.

Ambiente urbano 3D

No final você terá uma excelente referência real para criar os mais variados tipos de projetos relacionados com o ambiente urbano. Seja da sua cidade ou então de qualquer local existente que tenha sido mapeado pelo Open Street Map. Em poucos minutos você poderá começar a adicionar novas informações ou reproduzir o ambiente de maneira digital.

As duas áreas que podem se beneficiar de maneira mais direta com esse tipo de ferramenta são a visualização para arquitetura, que pode usar as informações dos mapas para alterações urbanas. Basta imaginar a situação em que você está trabalhando em um projeto de edificações, e precisa explicar como ele se relaciona com o contexto urbano atual.

Já nos jogos digitais é bem fácil de imaginar que o uso desse tipo de ferramenta ajuda na reprodução de cenários existentes. Por exemplo, caso seu jogo utilize o ambiente urbano de São Paulo, você não precisa tentar adaptar os mapas existentes baseados em imagem. Ao importar os arquivos do Open Street Map tudo é convertido em vetor de maneira automática, e também gerado o conteúdo em 3D.

É bem provável que seja necessário fazer algum tipo de ajuste nos cenários e modelos 3d gerados de maneira automática, mas é muito melhor do que simplesmente pegar as imagens do Google Maps e tentar reproduzir os ambientes urbanos manualmente. O download do Add-on é totalmente gratuito e deve ser realizado por todos que precisam gerar ambientes urbanos 3D para seus projetos.

Criando ambiente urbano 3D no Blender

Ficou interessado em usar o Blender para gerar ambientes urbanos em 3D e depois usar em projetos de arquitetura ou jogos? O software pode até mesmo ser usado como base para exportar o material em FBX ou OBJ para outras ferramentas.

Com os seguintes cursos do EAD – Allan Brito você desenvolve as suas habilidades em modelagem e começa a dominar esse tipo de recurso: