Como forma de acelerar o desenvolvimento de qualquer projeto na Unreal Engine é sempre interessante possuir uma boa biblioteca de materiais. A grande maioria dessas bibliotecas na Unreal é paga, mas existem boas opções gratuitas. No final de agosto surgiu uma excelente opção de biblioteca de materiais automotivos gratuita que podem ajudar em diversos projetos.

A biblioteca de materiais automotivos gratuita foi lançada no marketplace da Epic Games e pode ajudar em diversos tipos de projetos. O título do conjunto de materiais deixa claro que seu objetivo é voltado especificamente para uso em automóveis, mas você pode tranquilamente extrapolar a aplicação para outros tipos de superfície.

Em termos de variedade a biblioteca é muito bem servida e apresenta opções bem avançadas como fibra de carbono, couro e vidro. Então é muito fácil supor que a mesma biblioteca pode ser aplicada em outros tipos de modelos 3d e projetos na Unreal Engine. Por exemplo, um móvel que possua detalhes em couro pode tranquilamente aproveitar o mesmo tipo de material usado em estofados de carros.

biblioteca de materiais automotivos gratuita

Para quem pretende apresentar projetos de design com a Unreal Engine e precisa expandir a sua gama de materiais e shaders, a coleção é muito interessante. Com a biblioteca de materiais automotivos gratuita você tem acesso a conteúdo já configurado como PBR, que representa as superfícies com excelente nível de realismo.

Até mesmo materiais simples que podem não ter entrado na sua lista de conteúdo para projetos relacionados com arquitetura, e o vidro é um desses materiais, podem ser aproveitados dessa coleção. O download do conteúdo é totalmente gratuito e foi gerado pela própria Epic Games, o que é sinal de qualidade.

O download só pode ser feito dentro do marketplace e o acesso ao conteúdo é feito dentro da própria Unreal Engine. Use o link apenas para conferir a variedade do material e algumas imagens. Quando você faz o download dentro da própria Unreal, os materiais já ficam a disposição para você usar de imediato.

Já mencionei que o download é gratuito?

Desenvolvendo com a Unreal Engine

Tem interesse em desenvolver conteúdo com a Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a Unreal Engine, alguns até gratuitos: