O Blender 2.78 está para ser lançado oficialmente nos próximos dias, pelo menos a sua versão estável. As novidades relacionadas com a nova versão já são conhecidas dos leitores do blog, pois já abordei o assunto. Mas, depois de ler com mais calma a lista completa de atualizações, encontrei mais informações que podem ser de interesse dos usuários do software.

Para os artistas que fazem uso do Blender Cycles as novidades são ao mesmo tempo uma lista melhorada de recursos e ferramentas, mas também a correção e suporte as placas mais modernas da Nvidia. Ao ler os release logs você vai perceber que duas placas que já estão no mercado já faz certo tempo, receberam atenção especial no Blender 2.78.

As GeForce GTX 980 e a Titan tiveram diversas correções em relação ao uso do Cycles para fins de renderização. Se você possui alguma dessas placas e estava achando a velocidade do render muito baixa, recomendo conferir pelo menos as versões de teste do Blender 2.78.

Blender 2.78

Caso você seja um dos afortunados proprietários de uma placa GeForce GTX 1060, 1070 ou 1080 o Blender Cycles agora conta com melhor suporte para esses equipamentos. Apesar de acreditar que o uso desse tipo de placa acaba trazendo mais benefícios para jogos, e equipamentos mais em conta como a própria 980 são mais indicados para render, você pode querer aproveitar sua placa para gerar imagens no Blender.

Isso provavelmente vai resolver os problemas relacionados com lentidão na renderização ou baixa performance relacionada com a 3D View do Blender. Como fazer o download das versões de testes do Blender 2.78 para já avaliar essas possíveis melhorias na performance com GPUs? É simples, você precisa apenas visitar esse endereço e fazer o download da versão release candidate do Blender 2.78.

Assim que o software for lançado de maneira oficial, aviso aqui no Blog.

Render de projetos com o Blender Cycles

Você ainda não faz idéia de como renderizar seus projetos usando o Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o software que podem ajudar você a começar agora mesmo a criar imagens realistas: