Os projetos relacionados com visualização de ambientes ou jogos precisam de uma série de pequenos objetos espalhados pela cena. Esses objetos são responsáveis por atribuir contexto ao projeto e ajudam no entendimento e percepção do espaço. Mas, algumas vezes esses objetos podem consumir muito tempo de produção ou são trabalhosos de criar.

Um dos tipos mais difíceis de objetos que precisamos eventualmente adicionar em cenas 3d são os de origem orgânica, e nessa categoria é comum encontrar os alimentos como os mais trabalhosos. Em projetos relacionados com visualização de interiores seja residencial ou comercial, é necessário algumas vezes adicionar alimentos na cena.

Por exemplo, o projeto de uma cozinha em apartamentos ou então restaurantes que precisam estar bem ambientados e dentro do contexto. É possível incluir apenas os utensílios, mas ao usar alimentos na renderização tudo fica mais realista. Já tentou modelar ou configurar texturas para esse tipo de objeto em 3d?

É uma tarefa que exige muito trabalho, especialmente no quesito das texturas. Você precisa fazer diversos ajustes e perderá um bom tempo ajustando os modelos 3d para que eles pareçam realistas. Não seria útil encontrar uma biblioteca de modelos com alimentos realistas prontos?

Essa é a proposta do Blank Repository que é uma organização baseada em Santiago no Chile. Eles passam diversos tipos de alimentos por um scanner 3D e geram com base nisso um modelo 3d em alta-resolução. Depois você pode incluir o arquivo em projetos ou então fazer uma retopologia para adaptar o modelo para projetos de jogos que exigem modelos 3d mais otimizados.

3dscans_food_500_px_85

Os modelos estão em alta resolução mesmo? Só para você ter uma idéia, resolvi fazer o download de um Donut de chocolate e o arquivo OBJ do modelo 3d possui 150MB. Só a textura em PNG tem 50MB.

Para fazer o download dos arquivos é preciso se cadastrar no site e passar por uma série de passos até chegar no momento do download. O formato do site está configurado como uma loja virtual, e você precisa adicionar os modelos dos alimentos em um “carrinho”, mas por enquanto é tudo gratuito. Você será encaminhado até o momento do acesso ao arquivo para download.

É um pouco trabalhoso conseguir os arquivos, mas vale muito a pena! O conteúdo é de alta qualidade. Hoje a biblioteca de arquivos é toda gratuita, mas nunca se sabe em relação ao futuro do projeto. Quer uma dica? Faça o download da coleção completa de uma só vez, pois caso eles resolvam cobrar pelos modelos você já vai ter aproveitado o período gratuito.

Usando objetos 3d em projetos

Quer criar os seus próprios objetos ou então manipular esses modelos 3d baseados em scanners tridimensionais? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que ajudam na manipulação desse tipo de informação e ajudam na criação dos seus próprios objetos. Aqui está a lista com os cursos que podem ajudar você: