O Blender 2.78 finalmente já está disponível para download na sua versão estável! Você pode seguir diretamente para esse endereço e fazer o download da versão estável do software para o seu sistema operacional. Com o lançamento do Blender 2.78 agora você pode usar o software e todas as suas novidades com mais tranquilidade, sabendo que durante o período em que estavam disponíveis os release candidates foram realizados testes para verificar possíveis problemas. Mas, ainda assim ele pode receber pequenas melhorias ao longo das próximas duas semanas.

Isso é perfeitamente normal quando uma grande quantidade de pessoas passa a usar a versão “estável” do Blender. Como já descrevi as novidades do Blender 2.78 em dois outros artigos, não vou me prender aos novos recursos. Por outro lado, você pode estar interessado em fazer o download do arquivo que deu origem à splash screen do Blender 2.78, que é esse incrível personagem:

Blender 2.78

Quer fazer o download dele? Basta visitar esse endereço que leva diretamente ao Blender Cloud para ter acesso ao arquivo. No total o arquivo possui aproximadamente 100MB e no equipamento do artista que criou o render, levou 30 horas para ser finalizado!

blender278_splash2_500_px_85

Alguns fatos importantes em relação ao lançamento de versões do Blender que muitos artistas desconhecem. Você sabia que é possível fazer o download de todas as versões do Blender? Visite esse endereço e escolha a versão que deseja, voltando até a 1.0!

Outro fato importante é que o desenvolvimento do software não está parado depois desse lançamento, e você pode continuar atualizando o Blender com as chamadas nightly builds que são criadas quase todos os dias com base em contribuições de desenvolvedores! Você só deve tomar cuidado, pois essas versões são extremamente instáveis e podem apresentar problemas em diversas ferramentas e funções. Use por sua conta e risco.

São com base nessas versões que acabamos recebendo os lançamentos marcados como estáveis.

Aprendendo a usar o Blender

Ficou interessado em aprender como funciona o Blender? Ele é um software totalmente gratuito que pode ajudar muito na criação de arte digital. No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que podem ajudar a usar o software de maneira mais efetiva: