O Blender Cycles pode ajudar você a realizar projetos nos mais variados campos profissionais que podem ir desde animação 3D até arquitetura. Um dos campos que geram grande interesse em artistas 3D é a visualização de interiores no Cycles que tem aplicação direta em arquitetura. Mas, como é possível configurar o Cycles para esse tipo de projeto?

Um dos artigos que faz mais sucesso aqui no blog são os que fazem a indicação de projetos relacionados com renderização no Cycles, em que é possível fazer a análise dos ajustes usados pelos artistas. Assim você pode fazer uma comparação direta com os ajustes usados nos seus projetos. Isso acaba ajudando na sua própria técnica de visualização de interiores no Cycles.

A comparação dos ajustes relacionados com a iluminação e o render geral no Cycles é uma poderosa forma de aprendizagem. Um artista chamado Thijs Linssen compartilhou um projeto de sala de estar renderizada no Cycles que mostra exatamente os parâmetros usados no software. A iluminação é baseada em uma Lamp do tipo Sun com todos os ajustes disponíveis.

visualização de interiores no Cycles

Pela qualidade das imagens apresentadas e o número de samples que o artista afirma ter usado, as imagens estão com uma clareza impressionante. Mas, o que são os samples do Cycles? Para quem nunca usou esse tipo de técnica para renderização, o software faz uso de um método chamado de refinamento progressivo.

Com esse método as imagens são geradas com uma grande quantidade de ruído e com o tempo vão ficando mais limpas com o tempo. O número de samples é o que determina a qualidade final da imagem, e também o tempo necessário para finalizar o render.

Os ajustes usados nesse projeto podem ajudar em situações como a visualização de interiores no Cycles com o uso de render envolvendo móveis e ambientes fechados. Aproveite para tentar fazer experimentos relacionados com os ajustes nos seus próprios projetos.

Visualização de interiores no Cycles

Você pretende desenvolver suas próprias técnicas de visualização no Cycles? Recomendo conferir os seguintes cursos do EAD – Allan Brito que podem ajudar você a trabalhar melhor no Cycles para arquitetura: