O uso de Add-ons no Blender é uma forma muito interessante de expandir as capacidades do software e adicionar novos recursos. Entre esses diversos Add-ons disponíveis encontramos o fantástico Animation Nodes que permite criar movimento com base em Nodes.

Para demonstrar o que esse “plugin” do Blender é capaz foi divulgado o showreel 2016 da ferramenta com alguns dos melhores projetos usando o Add-on. Você pode conferir o vídeo a seguir:

Mas, o que é o Animation Nodes e como ele pode ajudar você a criar projetos semelhantes a esses dos vídeos no Blender? Os artistas que já usaram o Blender sabem que uma boa parte dos ajustes em materiais, texturas e renders no Cycles são feitos por Nodes.

Esses Nodes nada mais são que pequenas “caixas” que precisam ser conectadas em determinada ordem para criar os mais variados efeitos. Hoje não existe um modo padrão para aplicar esse tipo de recurso em animação. Mas, um desenvolvedor chamado Jacques Lucke pensou exatamente o contrário e elaborou um sistema próprio para usar Nodes em animação.

Assim surgiu esse incrível Add-on gratuito para o Blender escrito em Python. Com ele você consegue criar esquemas complexos de animação, que podem também ser oriundos de interpolação por quadros-chave tradicionais. Mas, iriam demandar muito trabalho de edição e ajustes. Ao usar os Nodes esse tempo de configuração é cortado de maneira significativa.

Você pode fazer o download do Add-on diretamente nesse link.

Como os Nodes podem ser intimidadores para os/as artistas que não estão habituados(as) a montar materiais ou texturas no Cycles o Animation Nodes apresenta ainda mais desafios no seu uso. Você precisa mesclar conhecimentos e gestão do timing da animação com o uso de Nodes exclusivos da ferramenta.

No EAD – Allan Brito você encontra um curso dedicado a explicar exatamente como funcionam esses Nodes voltados para animação, que é exatamente o que você precisa para conseguir elaborar movimento com base em Nodes. Se você tem interesse em aprender o funcionamento do Add-on, o curso é mais do que recomendado para você!

Animação no Blender

Apesar de ser um Add-on completo para animação, pode ser necessário um pouco mais do que apenas essa ferramenta para criar movimento no Blender. O ideal é mesclar conchecimentos de Rigging, roteiros e outros recursos para criar suas animações no software.

Os seguintes cursos do EAD – Allan Brito podem ajudar você a trabalhar com animação no Blender: