A escultura digital é uma das partes mais fascinantes da modelagem 3d, pois permite que os artistas com conhecimento da técnica façam reproduções ou modelos com um incrível nível de realismo. É a base para muitos personagens que encontramos em animações ou jogos digitais. Entre os softwares que se estacam na modelagem por escultura um dos destaques é o ZBrush.

Caso você queira começar a trabalhar com escultura digital no ZBrush, é recomendável conseguir alguns “pincéis” específicos para a criação de estruturas humanóides. Esses brushes podem ajudar na criação de estruturas como partes dos corpos, que podem depois serem ajustadas usando as próprias ferramentas do ZBrush. Assim você economiza tempo de criação dentro do software.

Esses recursos funcionam como se fossem um template rápido, em que você tem a oportunidade de selecionar a parte desejada e rapidamente associar ela ao seu personagem. Um artista chamado Micheal Dunnam reuniu uma pequena coleção com 94 partes prontas de personagens próprias para o ZBrush e compartilhou de maneira gratuita o material!

escultura_94_500_px_85

Procure por Free Monster Mash Starter Kit!.

Para conseguir acessar esses recursos é preciso usar o Gumroad que ajuda os artistas digitais a comercializar esse tipo de material. Alguns dos recursos são pagos e outros podem ser copiados de forma totalmente gratuita. Ao visitar o recurso você vai perceber que existe um “$0+” o que significa que adicionando o lavor de zero dólares, o download é feito sem custo.

Você só preciso informar um e-mail válido no site e pode ter acesso ao download do pacote com partes de personagens prontas para o ZBrush. Assim, quando você for começar o design do próximo personagem virtual do seu jogo ou animação será possível resolver partes do design usando esse tipo de modelo 3d!

Só recomendo um pouco de paciência para os artistas que se pretendem investir em escultura digital, pois os resultados algumas vezes acabam demorando um pouco para aparecer. É o seu caso? Invista em muita prática no uso do software e desenvolva sua técnica com o tempo.

Modelagem 3d e escultura digital

Tem interesse em desenvolver suas habilidades em modelagem 3d? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com modelagem 3d e escultura. Aqui estão alguns cursos que podem ajudar você: