A conferência Blender 2016 está chegando e mais uma vez eu não consegui me organizar para participar das apresentações e fazer o networking com os outros artistas envolvidos no desenvolvimento do software em Fundação Blender. Mas, existem outras formas de participar do evento sem necessariamente ir até Amsterdã. Uma dessas formas é o Suzanne Awards.

Esse é um festival de animações que é organizado durante a conferência e aceita o envio de projetos de qualquer local do mundo, sendo que o único requisito é que o material tenha sido feito com o Blender. Entre os projetos que estão participando do festival em 2016 está o trabalho de um ex-aluno! Na animação chamada Zoopidia você encontra nos créditos como o culpado responsável pela animação 3D e rigging o artista Guilherme Gazzoni.

Além de fazer a parte de rigging e animação dos personagens, que são algumas das especialidades do artista é possível encontrar o nome dele também nos créditos para a modelagem tridimensional, texturas e iluminação.

Como é escolhido o vencedor do Suzanne Awards? Simples, é por voto popular. Os candidatos ao prêmio ficam em exibição no site do projeto até o momento da conferência, que é esse semana. Então, peço a sua ajuda para votar no projeto deles.

Quais são os prêmios para o Suzanne Awards? Fora a glória de ter sido escolhido como um dos melhores projetos de animação daquele ano, o maior prêmio ainda será anunciado durante o festival. Se você considerar que os projetos não são criados especificamente para a premiação, a simples publicidade relacionada com a participação no evento já serve como recompensa.

Se você quiser prestigiar o trabalho do Guilherme Gazzoni e ajudar o trabalho de toda a equipe, sendo que eles estão representando o Brasil no Suzanne Awards, pois não encontrei outro projeto com artistas nacionais, peço a sua ajuda para votar neles! E já deixo os parabéns a toda a equipe do projeto, pois conheço não só o Guilherme, mas outros integrantes da equipe.

Aprendendo animação com Blender

E para o caso de você ficar interessado ou interessada em aprender a criar animações no Blender, você pode também começar pelos cursos do EAD – Allan Brito. Os seguintes cursos ajudam você a começar o desenvolvimento de animações 3D: