A simulação de ambientes naturais em sistemas baseados em render do tipo real-time sempre foi um desafio para a maioria dos artistas 3d. Mas, os recentes avanços nos softwares aliados a equipamentos mais poderosos, fazem com que seja relativamente simples reproduzir esse cenário. Quer aprender a configurar grama para jogos no Blender?

Um dos recursos que poucas pessoas conhecem é o fato do Blender possuir uma Game Engine integrada ao software. Com ela é possível gerar os mais diferentes tipos de jogos usando única e exclusivamente o Blender. Desde a modelagem dos objetos até a animação das cenas.

Como uma boa parte dos jogos que fazem uso de mundos abertos acabam usando de alguma forma a simulação de vegetação, um artista chamado cademtz compartilhou uma técnica para configurar grama para jogos no Blender. Além de mostrar todos os passos com imagens, ele ofereceu os arquivos e texturas para finalizar o processo.

configurar grama para jogos no Blender

Um dos pontos positivos desse tutorial para configurar grama para jogos no Blender, é que tudo está registrado em imagens e não apenas vídeo. Você pode revisar e ajustar os passos de maneira mais fácil caso se perca ao longo do processo. Sem mencionar o fato de que as texturas estão disponíveis para download.

O resultado final é bem satisfatório e vai permitir a você gerar as mais diferentes cenas interativas 3d, usando apenas os recursos da Game Engine do Blender. Seja com o objetivo de trabalhar apenas com jogos ou então em simulações para arquitetura.

Para finalizar os pontos positivos desse material o artista ainda compartilhou o arquivo .blend final já com a grama configurada. Você vai perceber que ao aplicar a técnica correta nos ajustes, o processo de configurar grama para jogos no Blender acaba ficando muito fácil de seguir.

Desenvolvendo jogos com o Blender

Além de ser uma das ferramentas que melhor se relacionam com o Unity e Unreal Engine, é possível criar os mais diversos tipos diferentes de jogos com o Blender. No EAD – Allan Brito você aprende as técnicas e ferramentas necessárias para conseguir gerar jogos e animações interativas com o software: