As engines especializadas em jogos estão evoluindo com o tempo e se transformando em suítes de criação que extrapolam o “simples” objetivo de criar um jogo. É muito comum encontrar projetos relacionados com animação que foram produzidos usando engines como o Unity. Você deve ter visto a incrível animação Adam que foi produzida como prova de conceito pela equipe responsável pelo Unity.

Ainda não assistiu a animação? O vídeo do projeto completo pode ser conferido a seguir:

Impressionante não é? O que você acha de fazer o download de todos os assets usados para a produção desse projeto? E quando falo todos os assets são todos mesmo, desde os personagens até os cenários com as texturas inclusas.

adam_assets_500_px_85

No blog do Unity a equipe responsável pelo projeto compartilhou todos os recursos usados para a produção desse projeto, já separados em algumas categorias. Aqui está a lista com os recursos:

  • Arquivo binário da animação (3GB)
  • Personagens (876 MB)
  • Personagem Sebastian (483 MB)
  • Cenários internos (640 MB)
  • Scripts e efeitos de ambiente (550 KB)
  • Cenários externos (2.7 GB)

Para fazer o download do conteúdo visite a página do blog e use os links indicados lá! Como você pode perceber alguns arquivos são relativamente grandes, então não recomendo o download em conexões com limite de tráfego.

Esse tipo de recurso é uma incrível fonte de informação para artistas que tenham como objetivo realizar esse mesmo tipo de projeto, ou que pretendem expandir seus conhecimentos no Unity para criar animação. Ao usar boas placas de vídeo para reproduzir esses arquivos, você pode evitar um dos piores estágios da animação que é o render. A tecnologia dos jogos digitais permite gerar tudo em tempo real.

Já mencionei que o download é gratuito?

Aprendendo a usar o Unity

Esse é apenas um exemplo do que você consegue fazer usando o Unity para produção não só de jogos mas também animação. Quer começar a usar o Unity? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com Unity e desenvolvimento de jogos: